A cidade de Santa Bárbara completa 49 anos de emancipação política nesta terça-feira (14). Para comemorar o aniversário da cidade será realizada missa solene, inaugurações de obras, atividades culturais e esportivas durante todo o dia.
As atividades começaram logo cedo com uma queima de fogos às 4 horas da manhã, despertando os barbarenses. Às 8h houve o hasteamento das bandeiras com a presença do prefeito, Jailson Costa dos Santos, na Prefeitura Municipal. Às 8h30, uma missa solene foi presidida pelo Pároco do município, Padre José Francisco Spínola, que culminou com a primeira apresentação do coral de Santa Bárbara, Cantando Uma Nova História.
Às 10h a comitiva seguirá para a comunidade da Azeitona, onde o prefeito entregará para a população um Poço Artesiano com dessalinizador de água. Já na comunidade de Malhadinha, às 11h, o poder executivo municipal realizará a solenidade de inauguração da nova rede de água encanada.
A parir do meio dia, na Praça Donato José de Lima, terá início as atividades esportivas e culturais dos jovens do programa social PROJOVEM, com a Gincana Cultural.
Às 16h será entregue para a população um sonho antigo dos barbarenses, o calçamento da Rua Catarino Afonso do Amaral, no bairro Terra Santa. Já às 17h, será inaugurada outra reivindicação antiga da comunidade: a completa reforma, como pavimentação asfáltica, da Avenida Antonio Ribeiro Cunha, no Centro da Cidade.
As atrações musicais tomarão conta da cidade a partir das 19h com shows na Praça Donato José de Lima. O show será aberto com a apresentação da atração Neide Vital e Banda e prosseguirá, às 21h, com a banda Amor de Cinema, que encerrará os festejos com chave de ouro.
Histórico do Município
Não se sabe ao certo se Santa Bárbara foi fundada por portugueses ou vaqueiros que ocupavam a região em busca de abrigos para as tempestades. Esta última versão tem sido mais aceita, pois homenageia Santa Bárbara protetora dos raios e trovões.
Santa Bárbara era povoado de Feira de Santana, com o nome Freguesia de Santa Bárbara. Em 1943 chamou-se Pacatu, que significa Carreira de Cavalo. Em 14 de dezembro de 1961, Santa Bárbara é emancipada e fica carinhosamente conhecida como Terra Santa. O Município fica a 147 km da capital Salvador e, segundo dados do IBGE de 2010, a população do Município é de 19.064 habitantes.
Fazem limites com Santa Bárbara os municípios de Tanquinho, Feira de Santana, Santanópolis, Serrinha e Lamarão. O município possui uma culinária variada e tem o requeijão como o produto mais conhecido, centenas de pessoas param diariamente em uma das lanchonetes para apreciar o delicioso pão com requeijão ou comprar um dos potes de doces.
14
Dez