Mandato da Luta realiza audincia pblica para discutir transporte areo em Feira

Evento reuniu autoridades estaduais e municipais e a população da cidade e região proporcionando o diálogo sobre os modais do transporte aéreo

Objetivando chamar a atenção para a importância do funcionamento pleno do Aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana, o mandato do deputado estadual Zé Neto PT realizou, na manhã desta quinta-feira (16), uma audiência pública com o tema “Aeroporto, logística, desenvolvimento e perspectiva”, oportunidade em que reuniu autoridades das esferas municipal e estadual e a população da cidade e região, proporcionando um momento diálogo entre as partes interessadas nas questões relacionadas aos modais de transporte, especialmente aéreo.
O deputado estadual Zé Neto (PT) - proponente da atividade, sediada pelo Centro Industrial Subaé (CIS) - conduziu as atividades na mesa de discussão e ressaltou a importância de movimentos como esse para que o aeroporto do município passe pelas melhorias que precisa e merece. “Esse é o mínimo que pode ser feito para trazer benefícios para nossa cidade. Um aeroporto regional é o sonho de todos nós. A vontade de avançar é o primeiro grande passo nesse processo e, quando todos se reúnem, como hoje, tudo fica mais conciso. Agora é trabalhar para que os resultados dessa primeira reunião sejam vistos, pois nenhum mal resiste ao trabalho e a boa vontade de quem está disposto a lutar”, disse.
O secretário de Planejamento de Feira de Santana, Carlos Brito, parabenizou o deputado pela iniciativa e pontuou que a Prefeitura Municipal está disposta a dialogar e encontrar soluções para os entraves. “É importante a vontade política e o fazer acontecer. Isso é o que estamos vendo hoje nessa audiência.”
Também compondo a mesa, o presidente do Aeroclube da cidade, Julio Flávio Apolinário, fez considerações a cerca da necessidade de incentivos para o desenvolvimento do transporte aéreo na cidade.
Já o vereador Genésio Serafim aproveitou para ressaltar que “essa audiência pública é o ponta-pé inicial para o incremento do aeroporto da cidade e Zé Neto representa a identidade do Governo Estadual na região e está de parabéns pelo evento”.

O advogado e suplente de deputado federal Jairo Carneiro, enfatizou a importância da união dos governos estadual, municipal e federal, para que esse projeto seja concretizado. “É hora de colocar a mão na massa. Esse é um momento marcante para o presente e o futuro de Feira de Santana, que a partir de agora irá avançar, como consequência também do trabalho desenvolvido pelo presidente Lula”, disse.
O Coronel Claúdio, afirmou em seu discurso, que o aeroporto é importante também para a segurança de Feira de Santana e cidades vizinhas. “Com um aeroporto funcionando, poderemos ter uma base aérea para monitorar a cidade e melhorar a segurança pública”, acrescentou.
O piloto Bruno de Oliveira, lembrou que há 3 anos, existiam 4 hangares na cidade e hoje não há mais espaço para colocar as aeronaves, devido ao aumento da demanda. “É preciso colocar para funcionar e ampliar o aeroporto, para isso contamos e temos certeza que teremos a ajuda do deputado” pontuou.
“Com a Copa do Mundo, essa discussão torna-se mais importante, pois será necessária a implantação do aeroporto de Feira. Com todos unidos no mesmo propósito será possível colher os frutos do trabalho iniciado pelo por Zé Neto”, disse Magno Felzemburg, secretario de Desenvolvimento Econômico da cidade.
Ariosvaldo Ailton dos Santos, Diretor do DAT Norte, representando a Secretaria da Fazenda (Sefaz), colocou-se a disposição para auxiliar nas questões tributárias e na utilização dos benefícios concedidos pelo estado. Ele ainda pontuou que a cidade vive um momento político-econômico importante e que o mesmo precisa ser bem aproveitado. “O aeroporto vai gerar grandes negócios e se fazem necessárias discussões mais profundas para que os avanços aconteçam”, ressaltou.

Diretor Geral do Centro Industrial do Subaé, CIS, José Mercês Neto, acredita que esse é um momento decisivo para a cidade e na necessidade de aquecer o mercado interno como forma de se planejar para as mudanças que irão ocorrer nos próximos quatro anos. “Esta é a oportunidade de colocarmos em prática anos de luta para a viabilização do aeroporto, que deve desencadear progresso para a região”, frisou.
Genésio Serafim, vereador de Feira de Santana, alertou para o fato de que, Feira de Santana “não pode ficar refém de Salvador para sempre. A cidade tem condições de crescer e evoluir muito daqui para frente”.
Janio Cruz, do Departamento de Infra-Estrutura de Transportes, Bahia (DERBA) disse que o Departamento acompanha os passos dados para a construção do aeroporto de Feira de Santana e está fazendo tudo o que é possível para seu pleno funcionamento. “Avanços como a reforma da pista, já podem ser vistos. Mas, a intervenção deve ser feita a partir de um estudo concreto de demandas,” finalizou.
Para Zé Neto, a discussão do tema é prioridade para encarar os novos desafios postos a todos aqueles que acreditam nos potenciais de Feira – que possui aproximadamente 600 mil habitantes e é um dos maiores polos de comércio e distribuição do norte-nordeste - e região. “A Princesinha aguarda por um aeroporto 100% ativo e podendo ser empregado como meio de logística no mapa de desenvolvimento econômico da Bahia. É isso o que queremos e é em função disso que estamos trabalhando”, concluiu o deputado. 
Resultados - dentre os resultados obtidos com a audiência está a disponibilidade da Prefeitura Municipal de Feira de Santana em definir e limitar a área de proteção do aeroporto e a proposta de parceira com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade para fazer um estudo detalhado das demandas do município em relação ao transporte aéreo, a exemplo do número de passagens vendidas em Feira pelas agências de viagem. Esse estudo será anexado ao relatório da audiência pública e enviado ao Governador, como forma de dar legitimidade e continuidade aos trabalhos.
Presentes - Participaram da mesa de debates, além do deputado estadual Zé Neto (PT), Roberval de Araujo, diretor de Comunicações da Secretaria de Infra-estrutura da Bahia (Seinfra); Magno Felzemburg, secretário de Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana; Dr. Ariosvaldo Ailton dos Santos, diretor do DAT Norte, representando a Sefaz; Noé de Oliveira Souza Filho, representando a Paradise Indústria Aeronáutica Ltda.; Julio Flávio Apolinário Correia, presidente do Aeroclube de Feira de Santana; José Mercês Neto, diretor Geral do CIS, Carlos Brito, secretario de Planejamento de Feira de Santana, Flailton Franklin, secretário de Transporte e Trânsito de Feira de Santana e André Regis Andrade, diretor do Centro das Indústrias de Feira de Santana, além dos vereadores Angelo Almeida e Genésio Serafim, o representante do DERBA, Jânio Cruz; Coronel Claúdio, o advogado e suplente de deputado federal Jairo Carneiro e o Professor Edson José Nunes, coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica da Faculdade Nobre (FAN).
Clique aqui e confira imagens do evento.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323