Alunos diplomados são da localidade de Mapele, em Simões Filhos
Os 160 alunos beneficiados com a capacitação em Iniciação à Informática promovida pelo Centro Digital de Cidadania (CDC) instalado na sede da Fundação CRE - ONG ambientalista na localidade de Mapele, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador - receberam, segunda-feira (20), o certificado de conclusão do curso, coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
A entrega do documento premiou o esforço e a disciplina de uma turma bem heterogênea, composta por crianças a partir dos sete anos de idade até idosos de 67 anos. A grande diferença etária não foi empecilho para o entrosamento dos alunos, como observou a assistente social da Fundação CRE, Ester Almeida.
Além de Iniciação à Informática, as três turmas do curso de 40 horas tiveram aulas de cidadania, meio ambiente, pesquisa escolar e relacionamento pessoal. O prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar, ao lado de secretários municipais, o coordenador do programa Cidadania Digital, Charles Sacramento, e a presidente da Fundação CRE, Geiane Ricci participaram da cerimônia de entrega dos certificados.
Inclusão Social
O Cidadania Digital é o programa de inclusão sociodigital do estado, estratégico para garantir o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, através de uma rede de computadores conectados à internet banda larga.
Vencedor de importantes prêmios nacionais e regionais, o programa está presente em toda a Bahia e é reconhecido como a maior iniciativa pública estadual do país para a inclusão digital. Cada CDC é composto por um servidor, dez computadores com diversos softwares e conectados à Internet banda larga.
Os CDCs utilizam softwares livres desenvolvidos especificamente para atender às necessidades dos usuários. Qualquer cidadão pode utilizar os CDCs, que são implantados em parceria com instituições públicas ou organizações da sociedade civil organizada.