Após dez meses de reforma, a Catedral foi reaberta com a tradicional Missa do Galo, celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian
A Missa do Galo teve um sabor especial para os fieis da Igreja Católica em Feira de Santana. Isso porque, este ano, a celebração marcou a reabertura da Igreja Senhor dos Passos, após dez meses de reforma. A tradicional Missa do Galo, com a casa do Senhor reformada, foi celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian.
Bastante emocionado, o religioso falou sobre a importância do Natal para a família. “Celebrar o Natal é celebrar a vida em família. Natal é esperança de tempos novos, mais felizes, mesa farta, água, saúde, educação e perdão para todos. Nós somos o grande presente de Deus para nossa vida e, por isso, nossa vida deve ser um presente para todos que nos cercam”, declarou.
Na oportunidade, o arcebispo agradeceu ao governador Jaques Wagner, que, segundo ele, “se sensibilizou e aprovou o pedido [de reforma da Igreja]”, e ao deputado Zé Neto, que esteve com ao lado da comunidade em todos os momentos. "Sem o apoio dele, não sei se conseguiríamos tornar esse sonho real em tão pouco tempo”, afirmou. Dom Itamar Vain agradeceu ainda ao apoio de todos os profissionais que participaram direta e indiretamente da viabilização do projeto e aos fieis.
Zé Neto esteve presente na Missa do Galo e falou sobre a felicidade de ver a Igreja Senhor dos Passos reaberta. “Essa luta é de todos nós; celebrar o Natal com essa conquista tem um gosto especial. As reformas irão continuar, mas agora as celebrações poderão voltar a ser feitas nessa igreja tão importante para a história de Feira de Santana”, pontuou.
Histórico
As negociações para a reforma da Igreja Senhor dos Passos começaram em junho de 2010, quando o governador Jaques Wagner recebeu na sede da Governadoria, em Salvador, por intermédio de Zé Neto, o arcebispo da Arquidiocese de Feira, Dom Itamar Vian; o pároco da Igreja Senhor dos Passos, padre Miguel; e o coordenador da Comissão de Reestruturação da Igreja e Manutenção do Patrimônio Paroquial, Oswaldo Ottan.
A reunião ainda contou com a presença da senadora eleita Lídice da Mata, que na época ocupava o cargo de deputada federal. Também em junho, os técnicos da Superintendência de Construção do Estado da Bahia (SUCAB), Ricardo de Almeida e Sílvia Melo estiveram na cidade para analisar documentos referentes à reestruturação da Igreja emitidos pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC), a fim de viabilizar a reforma, quando ficou decidido que parte das obras teria caráter emergencial dada a situação que a Igreja se encontrava.
Compreendendo a importância religiosa e cultural da Igreja Senhor dos Passos, que tem capacidade para reunir aproximadamente 1 mil fieis, o deputado Zé Neto afirma que vai continuar trabalhando pelo legado religioso-cultural do povo feirense.
Clique aqui e veja fotos da celebração.