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Dez
Em discurso na Assembleia Legislativa, deputado pediu mudanças urgentes no sistema de transporte marítimo
Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), feito durante a penúltima sessão de 2010, no último dia 21, o deputado estadual Zé Neto (PT) fez duras críticas à TWB, empresa que administra o sistema ferry boat que faz a travessia Salvador-Itaparica. Para o parlamentar, a empresa “desrespeita o povo da Bahia” por não prestar um serviço adequado à população. O parlamentar também defendeu a regularização do transporte hidroviário no estado, antiga bandeira de luta de seu mandato.
Veranista
Contumaz frequentador do ferry boat, posto que tem casa de veraneio e familiares que residem na Ilha, Zé Neto disse conhecer de perto a situação que vive as pessoas que precisam do sistema para se locomover. “Conheço de perto esse assunto. Conheço de perto o desmando, o descontrole e a total irresponsabilidade com que a TWB tem tratado a nossa população da Ilha e do Baixo Sul, especialmente”, declarou.
Problema antigo
Veranista
Contumaz frequentador do ferry boat, posto que tem casa de veraneio e familiares que residem na Ilha, Zé Neto disse conhecer de perto a situação que vive as pessoas que precisam do sistema para se locomover. “Conheço de perto esse assunto. Conheço de perto o desmando, o descontrole e a total irresponsabilidade com que a TWB tem tratado a nossa população da Ilha e do Baixo Sul, especialmente”, declarou.
Problema antigo
O deputado destacou que os problemas com a TWB não são recentes, e já independem dos momentos de alta ou baixa estação, quando o fluxo de viajantes aumenta substancialmente. “As dificuldades que os usuários do ferry boat vêm enfrentando são dificuldades que transpõem o momento do verão, são dificuldades anuais e que agora, neste fim de ano, irão se agravar e, por pouco não vira um caos”, recordou.
Regulamentação
Regulamentação
Para o deputado, uma das primeiras iniciativas que devem ser tomadas para começar a mudar essa triste realidade é a regularização do sistema de transporte hidroviário intermunicipal. “Temos a obrigação, nesse primeiro semestre, de fazer com que o projeto de lei que trata da regulamentação do transporte hidroviário saia do papel e passe a ser norma legal que estabeleça um novo marco regulatório, que estabeleça um novo momento a esse transporte tão importante para o nosso Estado”, defendeu.
Para o parlamentar, é preciso criar alternativas ao ferry - que já não dá conta do número de passageiros -, dando mais atenção aos operadores independentes do transporte marítimo e pluvial. “Fazer com que esses que construíram uma alternativa, esses que hoje buscam sua regulamentação tenham, definitivamente, desta Casa, o aceno da sua regularização para que possam também buscar financiamentos, melhorar a situação sanitária, melhorar a situação geral do transporte e poder termos aqui uma licitação ampla, geral, aberta, transparente, propiciando ao povo da Bahia o transporte hidroviário à sua altura”, completou.
Para o parlamentar, é preciso criar alternativas ao ferry - que já não dá conta do número de passageiros -, dando mais atenção aos operadores independentes do transporte marítimo e pluvial. “Fazer com que esses que construíram uma alternativa, esses que hoje buscam sua regulamentação tenham, definitivamente, desta Casa, o aceno da sua regularização para que possam também buscar financiamentos, melhorar a situação sanitária, melhorar a situação geral do transporte e poder termos aqui uma licitação ampla, geral, aberta, transparente, propiciando ao povo da Bahia o transporte hidroviário à sua altura”, completou.