Governo lana linhas de crdito para hospitais e clnicas credenciadas ao Planserv

Governador Jaques Wagner assinou acordo que visa ampliar a rede privada e filantrópica conveniadas ao SUS

A Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia) e a Secretaria da Administração (Saeb) assinaram, na manhã desta quinta-feira (30), um acordo de cooperação para a concessão de crédito a hospitais e clínicas credenciadas ao Planserv (plano de assistência dos servidores públicos baianos). O documento foi assinado pelo governador Jaques Wagner, pelo secretário da Administração, Manoel Vitório, e pelo diretor de Desenvolvimento e Negócios da Desenbahia, Marcelo Oliveira. Os principais objetivos do acordo são ampliar a rede privada e filantrópica conveniada ao SUS e apoiar a modernização dos equipamentos, promovendo a melhoria nas condições de operação do sistema de saúde do estado.
Para o presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia (Ahseb), Marcelo Britto, uma nova fase se inicia na rede hospitalar baiana. "A Bahia dá o primeiro passo para derrubar um dos principais pilares da crise. Com isso, os hospitais e clínicas darão, como contrapartida, um melhor atendimento aos usuários com a ampliação de leitos de UTI e aquisição de equipamentos", afirmou.
Saúde e política
Britto aproveitou a presença do governador Jaques Wagner para sugerir que no próximo mandato – Wagner foi reeleito – mantenha um quadro técnico no alto escalão da saúde do estado. Segundo ele, nesta área “não se pode fazer política”.
Antes da fala do governador, o secretário da Administração, Manoel Vitório, comentou a sugestão do presidente da Ahseb. “O presidente Marcelo Britto pode ficar tranquilo, pois a linha do governador é essa [de contratar por critérios técnicos e não políticos]”, destacou.
O governador Wagner foi mais longe e afirmou que a escolha dos nomes do próximo governo devem obedecer tanto critérios técnicos quanto políticos. “Um ótimo técnico que não sabe ser político, que não sabe sentar para conversar com as diversas instâncias que compõem o governo, não vai resolver minha vida”, afirmou. Para o chefe do executivo estadual, “é preciso chamar pessoas que, principalmente, saibam trabalhar, mas que também sejam políticos, que saibam conversar”, ponderou.
Atuação de Zé Neto
Ao final da cerimônia, o presidente da Ahseb conversou com o deputado estadual Zé Neto, por telefone (o parlamentar estava cumprindo outra agenda). Segundo Marcelo Britto, Zé Neto foi uma figura de extrema importância na articulação junto ao governo para viabilizar a assinatura do acordo com a iniciativa privada. “[O acordo] foi muito bom e eu sei que você ajudou e ajudou muito”, afirmou Britto.
Ainda segundo o dirigente, esta é uma possibilidade de transformar os créditos do Planserv em operações bancárias com juros em conta.
As condições de financiamento da Desenbahia para capital de giro são de até 36 meses, com seis meses de carência e taxas de juros a partir de 1% ao mês.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323