A partir de uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Companhia de Gás da Bahia, o Hospital Geral de Camaçari tornou-se a segunda unidade da rede estadual de saúde a funcionar com gás natural. O projeto para o fornecimento do gás natural, desenvolvido pela Bahiagás, contempla os setores de nutrição (cozinha e refeitório), lavanderia e lactário. Para a diretora do HGC, Dorilda Vasconcelos, a utilização de energia limpa, "além do ganho sócio-ambiental, trará uma visível economia para a unidade, mais segurança e melhores condições de trabalho para os servidores".
Para viabilizar o fornecimento de gás natural, a Bahiagás realizou algumas obras na estrutura física da unidade, incluindo a colocação de nova canalização interna de cobre. Foram feitas também adequações necessárias em equipamentos dos setores beneficiados com o novo combustível. Desde o início desta semana, a lavanderia já está funcionando com gás natural, enquanto os demais setores - nutrição e lactário - serão abastecidos com a energia limpa a partir da próxima semana.
Menor custo
O HGC é a segunda unidade da rede estadual a utilizar o gás natural - o primeiro foi o Hospital Geral do Estado (HGE), que desde fevereiro do ano passado passou a ter a lavanderia e o refeitório funcionando com esse tipo de combustível, que traz inúmeros benefícios para o meio ambiente e, consequentemente para a população local, que fica livre da poluição provocada pela queima de óleo. Outra vantagem do gás natural é a redução no custo de manutenção dos equipamentos, que passam a funcionar com um combustível menos corrosivo.
A diretora do HGC chama atenção também para a questão da segurança. "O gás natural possui densidade específica menor que a do ar, o que facilita sua dispersão na atmosfera em caso de vazamento, e reduz os riscos de acidentes, ao contrário do GPL (gás liquefeito do petróleo) ou gás de cozinha, produto derivado do petróleo que, sendo mais pesado que o ar, acumula-se no nível do solo, podendo causar sérios acidentes por intoxicação", pontua Dorilda Vasconcelos.
Gestão compartilhada
Fundado em 1988 e detentor do título de hospital "Amigo da Criança" desde 1997, o HGC presta atendimento de urgência e emergência. Dispõe de 155 leitos de internamento e mais oito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), dispondo também de atendimento ambulatorial nas seguintes especialidades: aleitamento materno; angiologia; clínicas geral, ginecológica, ortopédica, pediátrica e de cirurgia plástica reparadora; DST; dermatologia; gastroenterologia; nefrologia; neurologia; pneumologia infantil; proctologia; urologia e estimulação precoce (para crianças especiais).
Respondendo pela assistência à população de Camaçari e mais 24 municípios próximos, o hospital registra uma média de 6.500 atendimentos de urgência e emergência mensais, e mais 1.600 atendimentos ambulatoriais.
O hospital é administrado através de uma parceria entre a Sesab e a Prefeitura Municipal de Camaçari, representando uma nova modalidade de gestão hospitalar, na qual o estado e a prefeitura participam das decisões relativas à unidade.
24
Jan