Cadastramento deve ser feito nas secretarias municipais. As aulas começam em março
Os interessados em participar da quarta etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa) devem se cadastrar até a próxima segunda-feira. O cadastramento deve ser feito diretamente nas secretarias municipais de Educação ou nas Diretorias Regionais de Educação do Estado da Bahia (Direc).
As aulas desta quarta etapa, que tem previsão de contar com 300 mil estudantes, estão programadas para começar no mês de março.
O Topa já alfabetizou, até o momento, 751 mil jovens acima de 15 anos, adultos ou idosos e tem outros 185.260 em sala de aula. Esses números fazem da Bahia o estado campeão de alfabetização do país.
O programa está presente em 407 municípios, por meio de parceria com 358 prefeituras e 675 entidades de movimentos sociais e sindicais.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) 2010, a Bahia foi o estado do Nordeste que mais reduziu o analfabetismo. "A contribuição do Topa para este avanço é considerada significativa. A perspectiva para 2011 é focar na qualidade do programa, que já está consolidado", destaca a coordenadora estadual do Topa, Francisca Elenir Alves.
O programa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que este é um direito do cidadão, que não prescreve com a idade.