Com isso, chegam a 21 as pastas com titulares confirmados. Agora, falta apenas a definição dos secretários para Sepromi, Serin e Secti
Os quatro novos secretários do Estado anunciados esta semana assinaram, nesta sexta-feira (28), na Governadoria (CAB), o termo de posse na presença do governador Jaques Wagner. Almiro Sena assume a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Carlos Brasileiro é o novo titular da pasta de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza; Carlos Costa ficará à frente da Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária, e Wilson Brito, que deixou a pasta da Infraestrutura, assume a de Desenvolvimento e Integração Regional.
Com isso, chegam a 21 as pastas com titulares confirmados. Agora, falta apenas a definição dos secretários para as áreas da Promoção da Igualdade (Sepromi), Relações Institucionais (Serin) e Ciência e Tecnologia (Secti).
SJCDH - Com um discurso de continuidade e com metas de ampliação de projetos, o promotor de Justiça Almiro Sena Soares assumiu oficialmente a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada na sede da SJCDH, na Governadoria (CAB), e reuniu representantes de associações, sindicatos, do movimento negro, promotores e membros de religiões de matriz africana.
“Vamos buscar a efetivação das políticas de direitos humanos, dando continuidade às ações dos antecessores, que fizeram um ótimo trabalho. Não vamos começar do zero. Vamos ampliar ou desenvolver projetos”, afirmou.
Sena é promotor há 19 anos e se destacou por sua atuação na área criminal, principalmente em casos submetidos ao tribunal de júri. Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público da Bahia, recentemente concluiu o curso de Direito Comparado do Sistema Judicial dos Estados Unidos, na Universidade da Geórgia. Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, integrou o Conselho Estadual de Direitos Humanos entre 2008 e 2009, representando o MP.
O ex-secretário Ivan Bessa, que permaneceu no cargo durante cinco meses, agradeceu aos colaboradores da SJCDH e destacou alguns projetos desenvolvidos pela secretaria.
Sedir - Depois de participar da solenidade de assinatura do termo de posse dos quatro novos secretários do governo Wagner, o ex-secretário Wilson Brito, da Infraestrutura, seguiu para a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), onde houve a transmissão do cargo do até então secretário da pasta, Edmon Lucas.
Lideranças políticas, equipe técnica, ex-secretários e o ministro das Cidades, Mário Negromonte, estiveram presentes à cerimônia. Na ocasião, o ministro destacou que os olhares da presidenta Dilma estão sobre o semiárido. “Evitar o êxodo rural e estimular o movimento ao contrário são prioridades da primeira mulher presidente do país”.
De volta ao primeiro escalão, desta vez numa pasta que lida diretamente com as necessidades do povo, Brito afirmou que dará continuidade aos projetos em andamento. “Apesar de ser uma secretaria com um orçamento pequeno, a Sedir é grande em suas ações. Programas como Gente de Valor, Produzir, Terra de Valor e outros serão potencializados”.
Lucas falou da competência da equipe da Sedir e disse ao novo secretário que o mais gratificante é o contato direto com as pessoas e suas necessidades.