Secretaria de Segurança Pública define ações para redução de homicídios

Novo titular da SSP se reuniu com as Polícias Civil e Militar e propôs um trabalho conjunto entre as corporações

Redefinir as ações estratégicas de policiamento para a diminuição do número de homicídios em Salvador e Região Metropolitana foi a principal pauta da reunião realizada na tarde desta sexta-feira (28), no auditório do Departamento de Apoio Logístico da Polícia Militar (DAL), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, se reuniu com delegados e investigadores da Polícia Civil, comandantes de Companhias Independentes e Batalhões da Polícia Militar para sugerir uma revisão dos métodos de trabalho, mais focada na utilização dos métodos de inteligência policial e na objetividade das investigações.
De acordo com o secretário, para conter os índices de homicídios em Salvador e  Região Metropolitana a rotina de trabalho dos policiais deve ser objetiva. Ainda segundo ele é indispensável o trabalho conjunto entre a PM a PC,  cada corporação cumprindo suas atribuições no acompanhamento das investigações dos homicídios.
Trabalho conjunto
“Não podemos fazer uma análise fria das estatísticas e esperar que o número de homicídios seja reduzido por si só. Precisamos utilizar essa análise a nosso favor, mapeando os bairros, localidades e horários de maior incidência desses crimes para aplicar ações mais objetivas e conseguir proporcionar segurança à população”, explicou.
A delegada-adjunta da Polícia Civil, Emília Blanco, apresentou os números indicativos dos bairros com maior incidência de homicídios, do início desse mês até o dia 26. Blanco chamou atenção dos responsáveis pela segurança dessas áreas para a necessidade de um diagnóstico rápido e a busca de resultados mais céleres na solução dos casos.
Reuniões
Esse foi o primeiro encontro entre o secretário, os comandantes da PM e gestores da PC para discutir estratégias de policiamento e fazer avaliações de táticas policiais. Reuniões como essa acontecerão semanalmente, sempre precedendo os fins de semana. Segundo Teles, o objetivo desta rotina é apresentar o resultado das ações policiais realizadas no final de semana anterior, para definir melhorias a serem aplicadas no fim de semana seguinte.  “O governador Jaques Wagner vai se empenhar pessoalmente na questão da Segurança Pública.  Nós teremos pelo menos uma reunião mensal, onde  ele participará, para junto conosco idealizar ações de combate à criminalidade”, concluiu o secretário.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323