A prefeitura de Santa Bárbara firmou parceria com a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) para a implantação da primeira ouvidoria no município. Por meio do Acordo de Cooperação Técnica, assinado nesta quinta-feira (3), a OGE irá prestar assessoria e cederá, gratuitamente, o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG), software para registro e gerenciamento das manifestações.
O prefeito de Santa Bárbara, Jailson Costa, disse que a ouvidoria será um instrumento importante para potencializar a transparência das ações na cidade e auxiliar a gestão pública. "Com a ouvidoria poderemos saber onde estão nossos acertos, erros e quais os anseios dos cidadãos". Para ele, essa parceria irá ajudar no fortalecimento da cidadania e participação popular no município.
Segundo o coordenador da Rede de Ouvidorias e Projetos da Ouvidoria Geral, José Weber, a parceria é importante também para o governo estadual, "pois a Ouvidoria Municipal estará integrada à OGE e poderá registrar demandas que forem de competência do Estado, encaminhando via TAG”.
Atualmente, 11 prefeituras e quatro Câmaras de Vereadores da Bahia têm parceria com a OGE. O ouvidor-geral do Estado, Jones Carvalho, informa que nos próximos quatro anos a meta será ampliar o serviço no interior baiano, por meio da parceria com prefeituras e câmaras de vereadores. "A nossa concepção é de que a ouvidoria deve funcionar de forma descentralizada, em rede. A ouvidoria deve estar onde o povo está".
04
Fev