Hospital Dom Pedro deve receber, em breve, equipamentos para tratar pacientes com câncer
A melhoria e ampliação dos serviços em saúde prestados a população através do Hospital Dom Pedro de Alcântara, em Feira de Santana, foi o tema da reunião realizada na tarde desta quinta-feira (03), na Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Serviços de radioterapia, tratamento médico, convênios firmados com instituições privadas e com a Sesab, foram assuntos presentes na pauta da reunião, cujo foco foi, principalmente, os serviços de radioterapia e cardiologia prestados pela unidade.
Na oportunidade, o secretário Jorge Solla informou ao provedor da Santa Casa de Misericórdia, Outram Borges, que, nos próximos dias, uma parte dos equipamentos para atendimentos em braquiterapia – aqueles utilizados no tratamento de câncer de colo do útero, por exemplo - chegarão ao Hospital. Cada equipamentos tem capacidade para atender a 440 pacientes, otimizando o tratamento da doença, bastante decorrente em função de fatores de risco como o tabagismo, higiene íntima inadequada e o uso prolongado de contraceptivos orais.
Foi informado ainda que um Acelerador Linear (que permite um melhor tratamento com radioterapia para pacientes com câncer) deve ser entregue até o final do primeiro semestre de 2011. Esses equipamentos darão um diferencial nos atendimentos médicos prestados à população feirense.
De acordo com o secretário, o que retarda a entrega do equipamento é a força da resolução, já que o Acelerador não pode ser doado diretamente à Santa Casa, devendo ser passado através do Ministério da Saúde para a Sesab, que será incumbida fazer a cessão de uso ao Hospital.
Para o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual Zé Neto (PT) - que intermediou a reunião entre as partes interessadas - em meio ao processo de execução física da retomada do desenvolvimento estadual através da política de interiorização, a saúde é uma questão prioritária. “Com esses novos aparatos, não serão necessárias transferências de pacientes para a capital ou para Itabuna, como vinha sendo feito. Isso está dentro de nosso objetivo de dar mais eficiência e consolidar as ações que visem levar adiante a melhoria na qualidade de vida da população baiana. Nesse sentido, a saúde é uma das prioridades e minha cidade (Feira de Santana) pode contar comigo nessa caminhada”, disse o parlamentar.
Ficou dito ainda que existe a possibilidade de ampliação da cobertura do Planserv no Hospital, que atualmente cobre apenas os serviços de cardiologia, devendo ser estendidos para a obstetrícia e a realização de exames diversos.
“Contamos com o compromisso do Governo Estadual e isso foi reafirmado hoje a tarde através do secretário Jorge Solla, sempre apto para, dentro das possibilidades, nos atender e buscar resolutividade para os gargalos existentes”, disse Outram, ao agradecer os empenhos do secretário e do deputado.