Unidade de coleta de smen desenvolve produo de leite da agricultura familiar

Programa de Melhoramento Genético torna acessível genética de animais selecionados para agricultores familiares, possibilitando mais qualidade genética

Para aumentar a produção de leite da agricultura familiar foi inaugurado neste sábado (5), no município de Utinga, a 433 quilômetros de Salvador, a primeira Unidade de Coleta de Sêmen do Estado, que faz parte do Programa de Melhoramento Genético de Rebanho Bovino da Agricultura Familiar.
A iniciativa é da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA). O programa conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Casa Civil. Foram assinados oito convênios com escolas de agronomia, cooperativas e associações a fim de capacitar os produtores e técnicos agrônomos.
O Programa de Melhoramento Genético de Rebanho Bovino torna acessível a genética de animais selecionados para agricultores familiares, transferindo a qualidade genética por meio de inseminação artificial.
Segundo o presidente da EBDA, Emerson Leal, a técnica utiliza sêmen de reprodutores com características genéticas superiores, para assegurar crias de alta produtividade a custo baixo. Para o trabalho desenvolvido, a EBDA utiliza animais oriundos das raças Gir Leiteiro e Guzerá Leiteiros. O método utilizado é o de eletroejaculação, aparelho inserido no reto, com eletrodos em que promovem a estimulação elétrica para a ejaculação do animal.
O programa abrange os principais municípios produtores de leite, a exemplo de Alagoinhas, Barreiras, Caetité, Cruz das Almas, Feira de Santana, Itaberaba, Itabuna, Jacobina Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. A meta é inseminar 10 mil vacas.

Neste sábado foram liberadas as primeiras 800 doses de sêmen para utilização em animais de produtores assistidos pela empresa.“A expectativa é aumentar a nossa produção de leite. É um benefício muito grande para todos os agricultores, porque não temos como adquirir animais de qualidade por serem muito caros”, afirmou o produtor Ataíde Pimentel. Além da inseminação, os produtores são beneficiados com assistência técnica e capacitados para a prática de inseminação. Há também capacitação para inseminadores, voltados para uma melhor alimentação, sanidade e manejo dos rebanhos.
O secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles, afirmou que o programa busca a autossuficiência na produção de leite do estado. “Temos que colocar a produção leiteira da agricultura familiar no mesmo nível da agricultura empresarial. Estamos oferecendo assistência técnica a fim de buscar a autossuficiência leiteira. Antes, os pequenos agricultores vendiam seus animais para os empresários, hoje com os programas, eles querem aumentar suas produções”.
De acordo com Salles, espera-se que no prazo de quatro anos haja uma elevação de 60% na produção de leite, que atualmente é de um bilhão de litros por dia. A Bahia tem o terceiro o rebanho de gado leiteiro do Brasil e a sétima produção de leite do país. Durante o evento de inauguração da unidade de coleta de sêmen bovino foram entregues também kits para psicultura, como reservatórios de água, geladeiras, freezer, balança e ração.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323