Governador recebe placa de homenagem em Paris
O governador Jaques Wagner participou, neste sábado (5), da cerimônia de abertura do Grand Slam da Federação Internacional de Judô (FIJ), no Palácio Omnisports, em Paris (França) e, à noite (horário local), de um jantar oferecido pela FIJ.
Na abertura do Grand Slam, o governador, acompanhado pelo secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, recebeu uma placa de homenagem, em virtude de a Bahia ter sido escolhida como sede do Campeonato Mundial de Judô por Equipes, em 2012.
A Bahia pleiteou sediar o Campeonato Mundial de Judô por Equipes 2012, defendendo a candidatura de Salvador em Tóquio (Japão), em setembro de 2010, quando concorreu com Amsterdã (Holanda), Londres (Inglaterra), e Dubai (Emirados Árabes). Recentemente, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, fez a doação de um espaço para construção de um centro de treinamento e formação de atletas de Judô.
As cinco últimas edições do Campeonato Mundial de Judô por Equipes foram disputadas em Minsk (Bielorrússia), em 2004, Basel (Suiça), 2006, Pequim (China), 2008, Tóquio (Japão), 2009, e Antalaia (Turquia), 2010. De 29 a 31 de julho de 2010, as finais da Copa do Mundo de Judô por Equipes foram disputadas no Centro de Convenções da Bahia.
Para 2012, em Salvador, são esperadas as 32 melhores seleções do mundo, sendo 16 equipes femininas e 16 masculinas, totalizando a participação de mais de mil atletas, segundo informações da FIJ. A Federação informou, ainda, que com antecedência de seis meses do início da competição será instalado em Salvador o Comitê Organizador do Evento. A montagem da infraestrutura envolverá cerca de 400 pessoas.