O deputado conheceu as demandas das comunidades de Ipuaçu e Jaguara
Neste domingo (6), o deputado estadual Zé Neto (PT), a equipe do Mandato da Luta, lideranças e representantes de sindicatos e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário (EBDA), realizaram a primeira de muitas visitas aos distritos de Feira de Santana, previstas para 2011, no intuito de conhecer melhor as demandas de cada comunidade.
Nesta primeira visita, a comitiva conheceu as comunidades dos distritos de Jaguara e Ipuaçu, pertencentes ao município de Feira. A visita foi iniciada às 7 horas com a presença do deputado Zé Neto; Edilza Reis, gerente da EBDA; Luciano Ferreira, técnico da EBDA; Diana dos Santos, representante da Centro de Apoio aos Trabalhadores Rurais da região de Feira de Santana (CATRUFS); Conceição Borges, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, e Edson Luz, liderança política, e integrantes do Mandato da Luta.
Ipuaçu
Zé Neto iniciou a visita deste domingo em Ipuaçu, conhecendo a Associação de Geração de Renda. Em sua sede, funciona a Fábrica de Beneficiamento de Biscoito e Camarão, onde trabalham oito famílias, totalizando 20 das que atuam com essas atividades no distrito.
Ainda em Ipuaçu, o deputado visitou a comunidade de Mergulho, que é banhada pelo Rio Jacuípe. As paisagens encantam os visitantes, mas a poluição é vista de forma clara. Segundo Luciano Ferreira, o maior agente poluidor ainda é o setor urbano. “As indústrias não têm grandes participações como agente poluidor porque tem ações planejadas para destinar seus resíduos”, explica. Luciano destaca que a poluição tem causado a proliferação de algas em Mergulho e pode comprometer a fauna aquática.
De acordo com Edson Luz, com o tratamento da água do Jacuípe podem ser lançadas ao rio cerca de 1000 redes, gerando renda para a população. “O Governo do Estado está construindo três estações de tratamento para recuperar os rios Jacuípe, Paraguaçu e Subaé. Vamos tratar a água para que o povo dessas regiões possa desfrutar das riquezas que esses rios oferecem”, afirma Zé Neto .
Ao chegar à Fazenda Amarela, Edson Luz apresentou ao deputado a Escola Municipal Augusto Maria, a única unidade de ensino que deveria atender a comunidade e encontra-se desativada. “Para ter acesso à escola, os alunos se deslocam até a sede. Isso ocorre por falta de uma reforma na unidade escolar”, disse Edson.
O deputado também visitou a sede de Ipuaçu, as comunidades de Umbuzeiros, Fazenda Mendonça - onde encontrou uma barragem que beneficiava a população desativada - além de Santa Rosa. Nesta última comunidade, os moradores falaram sobre a falta de água. O comerciante Aurino explicou que as casas são abastecidas através de carro pipa ou quando chove os moradores utilizam a água da cisterna.
O parlamentou orientou a comunidade a reunir-se para elaborar um ofício a fim de obter um novo dessalinizador.
Conceição Borges aproveitou para frisar que os distritos feirenses precisam de água para consumo humano e também para produção agrícola.
Corredor do Povo, que também foi visitada, vive a mesma situação de Santa Rosa, enfrentando problemas com abastecimento de água potável.
Jaguara
No distrito de Jaguara, Zé Neto visitou as comunidades de Pinicaria, Rio do Peixe, Sete Portas e Barra. Em Rio do Peixe, a comunidade trabalha com a produção de mel e precisa da construção de uma unidade de beneficiamento. Os moradores fazem seis colheitas por ano, sendo retirados 300 litros a cada coleta. Para a sua realização, a comunidade de Rio do Peixe também precisa de um dessalinizador para o funcionamento do poço.
Essa foi a primeira de muitas visitas aos distritos. “A cada mês vamos realizar uma visita aos distritos de Feira de Santana para conhecer de perto as necessidades das famílias e buscar benefícios para essas localidade. Nosso intuito é dar mais qualidade vida aos moradores”, ressalta o deputado estadual feirense, Zé Neto.
Confira aqui mais fotos da visita.