Cuidados com o meio ambiente ajudam a combater a dengue

Grupo Interministerial, criado por determinação da presidenta Dilma, vai executar, de forma integrada, ações de combate à doença em todo o país

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Cuidar do meio ambiente é uma forma de conter a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que infecta de 50 a 100 milhões de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde. O Ministério do Meio Ambiente é membro do Grupo Interministerial, criado por determinação da presidenta Dilma Rousseff para executar, de forma integrada, ações de combate à doença em todo o País.
Por isso, o Ministério do Meio Ambiente apoia o Ibama e Órgãos Ambientais de Meio Ambiente na capacitação em manejo adequado dos resíduos sólidos urbanos. A ideia é que se faça a destinação correta do lixo, separe cada tipo de material e mande os rejeitos para o aterro sanitário. Essas ações já estão previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê o fim de lixões e o início da coleta seletiva de resíduos até 2014.
Um dos grandes problemas da dengue é que o mosquito Aedes aegypti se reproduz facilmente em qualquer recipiente com água armazenada. Assim, aquele copo de iogurte no lixão com água parada, serve de criadouro do mosquito da dengue. Com a destinação correta, ele será reciclado, protegendo o meio ambiente e melhorando a renda dos catadores de lixo.
O pneu descartado de qualquer maneira no meio ambiente é outro grande problema para o aumento do número de casos de dengue no País. Em 2010 foram registradas infecções em  4.007 municípios infestados por Aedes Aegypti.
Para resolver o problemas dos pneus descartados em qualquer lugar, a partir de abril indústrias e  importadores do produto devem informar ao Cadastro Técnico Federal (CTF) de Atividades Potencialmente Poluidoras, do Ministério do Meio Ambiente, a destinação das carcaças inservíveis devolvidas pelos consumidores. Quem não fizer estará sujeito a multa de até R$ 100 mil.
Para o sucesso da norma é preciso que o consumidor participe e devolva o pneu inservível ao comerciante. Assim, a prevenção e as medidas de combate à dengue conta com a participação e a mobilização de toda a comunidade. A partir da adoção de medidas simples, protege o meio ambiente e interrompe o ciclo de transmissão e contaminação da dengue.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323