Cmara Setorial do Atacadista, Distribuidor e Varejista volta reunir-se em Salvador

Objetivo foi dar início nas ações pontuadas em reuniões anteriores a fim de que seja possível atender aos interesses dos diversos setores envolvidos e do consumidor

Na manhã desta terça-feira (08), membros da Câmara Setorial do Atacadista, Distribuidor e Varejista reuniram-se na sede da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O objetivo foi dar início nas ações pontuadas em reuniões anteriores a fim de que seja possível atender aos interesses dos diversos setores envolvidos e do consumidor final.
Incentivos fiscais, tempo para implantação de novas tecnologias (software e equipamentos), fiscalização, questões burocráticas e tributárias, sendo estes dois últimos quesitos considerados uns dos principais gargalos da categoria, estiveram na pauta da discussão.
O deputado estadual Zé Neto (PT) - que participou de vários encontros entre a categoria e o Governo do Estado, com a finalidade de ampliar o nível de organização e desenvolvimento e vem trabalhando na construção de políticas e ações para o setor - participou da reunião e fez suas considerações. “Devemos continuar buscando o fortalecimento da organização setorial. É preciso que o segmento tome cada vez mais iniciativas. A responsabilidade é de todos, deve ser compartilhada”, frisou o Líder do Governo da Bahia na Casa das Leis.
Encontros com o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO), a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (CODECON) serão realizados para constituir um canal de diálogo, o que seria bom para o incremento setorial.
“O governo estadual tem se caracterizado pelo diálogo. Queremos reunir esses órgãos de instrução e fiscalização para pedir que, por exemplo, certas regras sejam aplicadas com mais razoabilidade”, pontuou Mário Augusto Pithon Rocha, membro do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria na Cidade do Salvador (SINDPAN).
Uma próxima reunião da Câmera – que é um instrumento de discussão de políticas públicas para o setor a fim de levar melhorias concretas para o ambiente através do diálogo entre entidades públicas, privadas e entidades privada com interesse público - com técnicos da Sefaz foi pré-agendada para a próxima segunda-feira (14), onde serão discutidas estritamente questões fiscais e tributárias.
Presentes – além do deputado Zé Neto e de Mário Augusto Pithon Rocha (SINDPAN), estiveram presentes na reunião o presidente da Empresa Baiana de Alimentos (EBAL), Reub Celestino; presidente da Associação Baiana de Supermercados (ABASE), Teobaldo Costa; a representante da Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (SEBRAE), Isabel Ribeiro; o representando a SICM, Adhvan Furtado; o representante da Sefaz, José Jorge Santos Souza; Josué Araújo, da rede Bom Mercado, e Carlos Barreto, contador do SINDPAN.
Clique aqui e confira imagens da reunião.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323