Com a distribuição gratuita de 14 medicamentos contra hipertensão arterial e diabetes, o governo amplia o acesso da população a esses medicamentos
A partir de hoje, estão disponíveis gratuitamente, nas 61 unidades da rede Farmácia Popular da Bahia e em mais 161 estabelecimentos farmacêuticos conveniados ao programa “Aqui tem Farmácia Popular”, medicamentos para hipertensão arterial e diabetes. A distribuição gratuita dos medicamentos, que anteriormente eram vendidos com subsídio do governo federal, foi normatizada no início deste mês, por portaria do Ministério da Saúde, e viabilizada através do programa “Saúde não tem preço”, fruto de um acordo do governo com a indústria e o setor farmacêutico.
De acordo com a coordenadora de Projetos Especiais da Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ana Maria Brasil, “é comprovado que grande número de pacientes hipertensos e diabéticos abandonam o tratamento por falta de condições financeiras para adquirir as medicações necessárias e consequentemente, tem seu quadro de saúde agravado, gerando sequelas irreversíveis, diminuição da qualidade de vida, baixa da auto-estima e também maior gasto para o erário público com internações”.
Para ter acesso aos medicamentos contra hipertensão arterial e diabetes basta apresentar, em uma das farmácias incluídas no programa, a receita médica, documento de identidade e CPF. Será entregue a quantidade de medicamento correspondente a um mês de tratamento, mas a receita tem validade de um ano e pode ser reapresentada a cada 30 dias.
Fator de Risco
A hipertensão arterial é fator de risco importante para as doenças cardiovasculares, atualmente a principal causa de morte no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a pressão arterial alta é responsável por pelo menos 40% das mortes por acidente vascular cerebral (AVC), por 25% das mortes por doença arterial coronariana e, em combinação com o diabetes, 50% dos casos de insuficiência renal terminal.
Na Bahia, a estimativa é de 1.352.323 hipertensos e em Salvador, aproximadamente 241.300 indivíduos são hipertensos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o AVC é a primeira causa de morte no Brasil em pessoas acima de 65 anos e em mulheres em geral, superando até o câncer de mama. Com a distribuição gratuita de 14 medicamentos contra hipertensão arterial e diabetes, o governo amplia o aceso da população a esses medicamentos.
Lista de Farmácias Populares da Bahia
Endereços das Farmácias Populares da Bahia
Portaria N° 184, de 3 de fevereiro de 2011 - Dispõe sobre o Programa Farmácia Popular do Brasil