Célia Nery obteve 108 votos, dos 199 contabilizados
A defensora pública Maria Célia Nery Padilha foi escolhida pelo governador Jaques Wagner para gerir a Defensoria Pública do Estado da Bahia nos próximos dois anos. Ela integrou uma lista tríplice, formada por defensores públicos da capital e do interior do estado, e substituirá a defensora geral Tereza Cristina Almeida Ferreira, que ocupou o cargo durante dois biênios consecutivos. A nomeação foi publicada, nesta quarta-feira (16), no Diário Oficial do Estado, e a posse está prevista para o dia 2 de março.
A lista tríplice foi composta pelos defensores públicos Célia Padilha (108 votos), Clériston Cavalcanti (89) e Laura Fagury (79). Participaram da eleição ainda os defensores Ricardo Cláudio Carillo Sá (70 votos), Mônica de Paula Pires de Aragão (47) e Nelson Sant’Anna Filho (16). Do total de 199 defensores públicos foram contabilizados 188 válidos, 11 abstenções e um voto em branco.
Célia Padilha é natural de Mutuípe e ingressou na Defensoria Pública em 1992. Passou pelas comarcas de Santo Antônio de Jesus e Candeias e foi designada para a Comarca de Salvador, onde atuou em varas cíveis, de família, criminais, Fazenda Pública, Juizados Especiais, Curadoria Especial e atendimento pleno. Coordenou ainda as Especializadas da Defensoria, na capital, foi subdefensora pública e corregedora geral e atualmente dirigia a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep).
17
Fev