Comemoração contou com a presença do deputado estadual Zé Neto
Nesta sexta-feira (25), um café da manhã foi servido para comemorar o aniversário de 40 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana. “São 40 anos de muita luta e história”, relata Conceição Borges, presidente do sindicato.
O evento promoveu um encontro de diretores, funcionários e homenageou os trabalhadores rurais. De acordo com a presidente, o sindicato foi fundado por pecuaristas e patrões, com o objetivo de proporcionar o acesso ao Fundo Rural.
“Após a grilagem de terras, na comunidade de Matinha, houve uma revolta e os trabalhadores lutaram e conquistaram o comando do Sindicato. O protagonista da história foi o MOC (Movimento de Organização Comunitária), que desenvolvia ações de manejo da terra em diversos locais, com a coordenação do professor Albertino Carneiro (PT), que ainda permanece no Movimento”, destaca a sindicalista.
O deputado Zé Neto ressaltou que a construção de um Brasil melhor se dá através do trabalho contínuo dos governantes e do povo. "Vocês veem a cada dia que o Brasil se abre para as melhorias na cidade e no campo. A nossa presidente Dilma vai acabar com a pobreza e fortalecer o homem do campo. Parabéns pela construção, companheiros e companheiras", disse.
Conceição Borges também recordou a participação do Sindicato em outras conquistas, a exemplo do direito de aposentadoria especial junto à Previdência Social, além da distribuição de cestas básicas em períodos de estiagem.
Presentes - Participaram da comemoração o deputado estadual Zé Neto, (PT), o deputado federal Sérgio Carneiro, professor Albertino Carneiro, Edilza Reis, diretora da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e também ex-diretores, funcionários e trabalhadores rurais da região de Feira de Santana.
Confira aqui mais fotos da comemoração.