O deputado destacou as iniciativas do Governo do Estado no combate à violência contra a mulher
“Dezesseis dias sem violência contra a mulher”. Esse é o tema da campanha nacional, lançada esta semana na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). A campanha em Feira de Santana é organizada pelo Território Portal do Sertão, através da professora Sônia Lima, do MULHIERIBUS (Núcleo de Estudo e Pesquisa de Extensão e Ensino da Universidade Estadual de Feira de Santana) e pelo STR.
O deputado Zé Neto esteve presente ao lançamento da campanha e salientou a importância desta iniciativa. “Campanhas como esta servem para a comunidade debater sobre o combate à violência contra a mulher e também conscientizar a população de que esse combate deve ser diário e não apenas quando entidades promovem momentos de reflexão. O Governo do Estado implantou políticas públicas de combate à violência e a realidade em que a Bahia se encontrava já é diferente e com certeza continuará mudando para melhor”, destaca o deputado.
O objetivo principal da campanha é realizar, durante 16 dias, discussões, debates e reivindicações no que diz respeito à violência contra a mulher e tentar estabelecer, junto ao governo estadual, políticas públicas para a solução do problema. Uma das iniciativas governamentais foi a instalação de delegacias especializadas no atendimento à mulher e centros de referência em municípios com 50 mil habitantes.
Estatísticas comprovam que apenas em Feira de Santana ocorrem centenas de casos de violência contra a mulher em média ao ano, o que é considerado alarmante.
Representantes de várias cidades da região, como Santo Estevão, Conceição da Feira, Santa Bárbara, e de várias associações de Feira de Santana, estiveram presentes ao evento. Uma das palestrantes e representante do governo estadual foi a superintendente do Direito da Mulher, da Secretaria de Promoção da Igualdade Social da Bahia, Ana Castello.