Governador vai ao Centro Histrico e pede um Carnaval de paz

Jaques Wagner reiterou o compromisso do Estado em apoiar o carnaval considerando as diferentes dimensões e particularidades

Um dos grupos mais tradicionais da Bahia, o Olodum iniciou as atividades carnavalescas na noite desta sexta-feira (04). Com o tema "Tambores, Papiro, Twitter - A História da Escrita", o grupo percussivo lotou a rua Gregório de Mattos, nas proximidades da Casa do Olodum, no Pelourinho.
O colorido e suingue característicos e as dezenas de percussionistas encantaram baianos e turistas que prestigiaram o evento, entre eles, o governador Jaques Wagner, a primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, o secretário estadual da Cultura, Albino Rubin e o assessor-geral de Comunicação do Estado, Robinson Almeida.
Na ocasião, o governador Jaques Wagner reiterou o compromisso do Estado em apoiar o carnaval considerando as diferentes dimensões e particularidades. "Temos que inovar e respeitar a tradição. Espero que todos da Bahia e de fora do estado saibam brincar. Carnaval combina com alegria. Não combina com briga e violência. Deus queira que este seja um carnaval de muita paz".
Charangas (bandinhas) e artistas de rua como os atores do Grupo Filó acompanharam os representantes do governo estadual pelas ladeiras do Pelourinho. Em pouco tempo, outros personagens, como os bonecos gigantes representando personalidades baianas, aderiram à caminhada, formando um cortejo.
Para o secretário da Cultura, Albino Rubin, o apoio ao carnaval do Pelô é uma das prioridades do governo estadual para manter viva as culturas tradicionais. "Queremos muito estimular a diversidade do carnaval e aqui é uma festa bem diferente. Ontem (03), tivemos um show belíssimo com vários percussionistas e a Banda Didá. O papel do Estado é manter a cultura viva e a diversidade cultural", disse.
A turismóloga Nívea Souza foi curtir o carnaval do Pelô com a família e elogiou a estrutura. "Está ótimo. Cheio de alegria, muita animação e sem confusão. Perfeito para as crianças. As bandinhas e as marchinhas estão muito boas. Tudo muito colorido".
Para tirar dúvidas dos foliões e indicar o melhor roteiro carnavalesco, 560 guias e monitores estão espalhados em pontos estratégicos de Salvador. As informações são repassadas por profissionais especializados em prestar orientações sobre a cidade, a maior parte bilíngues, como Luiz Antônio de Moraes Júnior que fala inglês e espanhol e está desde o início do carnaval no Terreiro de Jesus, um dos principais acessos ao Pelourinho. "Nós, guias, estamos distribuídos no circuito do carnaval, hotéis, postos da Polícia Militar, ruas, aeroporto, rodoviária. Oferecemos informações que variam de roteiros turísticos até horários de saídas de blocos", explica.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323