Jaques Wagner enfatiza experincia da polcia baiana em grandes eventos

Além do governador, participaram da coletiva o vice-governador, Otto Alencar, secretários estaduais e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha
Em coletiva concedida na manhã deste domingo de Carnaval (6), no Centro de Apoio à Imprensa, no Campo Grande, o governador Jaques Wagner fez um balanço positivo dos três primeiros dias de festa. Ele também falou sobre os aspectos da segurança e da organização da festa. “Quero transmitir uma impressão que é generalizada. Fui ao Olodum, ao Ilê, estive nos três circuitos e em alguns camarotes. A alegria dos investidores e a admiração dos visitantes é espetacular, e eu queria dividir com quem está no trabalho do dia a dia proporcionando a festa. Até agora posso dizer que o balanço é extremamente positivo, lembrando que ainda temos três dias pela frente”.
Ao falar da segurança, o governador ressaltou a experiência da polícia baiana neste tipo de festa e lembrou a estrutura montada. “Essa ação é conhecida como a maior operação militar fora de tempos de guerra. Quem faz o que fazemos, não terá dificuldade para realizar a Copa do Mundo, já que o número de turistas é menor e o formato do evento diferente”. Ele atribuiu a diminuição do número de ocorrências a um conjunto de fatores. “Não tenho dúvida que a ação da segurança pública especificamente é fundamental”. De acordo com Wagner, a segurança desestimula a prática de delito, “sabendo que temos um número de policiais grande”.
Outro aspecto destacado foi “a contribuição dos artistas, inclusive com a participação gratuita em campanhas de conscientização, além, é claro, da própria consciência do folião, que sabe que não vale a pena se meter em confusão. Isso tem garantido a queda na violência”, disse o governador.
Circuito Barra-Ondina
Jaques Wagner também falou sobre a concentração de atrações no circuito Barra-Ondina. De acordo com ele, há uma preocupação por parte do Governo da Bahia, que tem atuado para equilibrar as atrações nos circuitos. “A organização não cabe exatamente ao Governo do Estado, mas nós sabemos que a concentração traz problemas para a festa. Temos que fazer esse debate com a prefeitura e os responsáveis pelos trios. De nossa parte, oferecemos Carnaval em seis bairros, trios para o folião pipoca e o Carnaval do Pelourinho. Então, temos nos esforçado”.
Além do governador, participaram da coletiva o vice-governador, Otto Alencar, os secretários da Segurança Pública, Maurício Barbosa, do Turismo, Domingos Leonelli, de Cultura, Albino Rubim, da Saúde, Jorge Solla, e o assessor-geral de Comunicação, Robinson Almeida.
Ações de saúde
Também esteve presente o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que falou sobre as ações de saúde no Carnaval. “A Bahia está de parabéns. Me impressionou essa ação articulada entre governo e prefeitura. Isso dá uma capacidade de planejamento muito grande. Percorri os postos de saúde, são 14, mais 47 ambulâncias da Samu, tudo funcionando de forma articulada, o que permite atendimento de qualidade à população”.

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323