Nos períodos em que não há atrações na avenida, as equipes saem fiscalizando e reconhecendo todas as situações que possam comprometer a segurança e tranquilidade da festa
A operação “pente fino”, em todos os circuitos do carnaval, tem colaborado para que a maior festa popular do mundo aconteça de maneira mais segura. Este trabalho vem sendo desenvolvido em Salvador, pelo Governo do Estado, via Coordenação da Defesa Civil (Cordec), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).
São mais de 32 agentes da Defesa Civil trabalhando na prevenção de acidentes e orientando a população sobre os cuidados necessários. Até agora, a um dia do término da festa, nenhum incidente grave foi registrado.
Trata-se de um trabalho de apoio que, desde 2007, a Cordec presta junto às outras estruturas do governo como a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Embasa, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros órgãos.
Nos períodos em que não há atrações na avenida, as equipes saem fiscalizando e reconhecendo todas as situações que possam comprometer a segurança e tranquilidade da festa. Problemas na rede elétrica, material perfurante utilizado por vendedores, bueiros abertos, pregos, botijões de gás utilizados em barracas, tudo que possa representar perigo para o folião, é imediatamente resolvido.
Cada órgão desenvolve o papel da sua especialidade e transporta as informações para a Central de Inteligência, onde se concentram todos os dados oficiais do governo. “Fazemos parte dessa estrutura montada pelo Estado que cresce em profissionalismo a cada ano, com a união cada vez maior, com todos fazendo o seu papel e, ao mesmo tempo, colaborando com o outro. Só dessa maneira, com essa integração, é que conseguimos o nosso objetivo, que é proporcionar tranquilidade ao folião e a toda a população durante o carnaval”, informa o coordenador da Defesa Civil na Bahia, Antônio Rodrigues.
A Base Central da Cordec fica no Palácio da Aclamação, nos Aflitos. Para denúncias ou registros de ocorrências, o cidadão pode ligar para (71) 3371-9874 / 3371-6691 ou procurar as bases de apoio ou as equipes espalhadas nos circuitos da festa.