Cerimônia de beatificação de Irmã Dulce terá apoio do Governo do Estado

Evento vai acontecer no dia 22 de maio de 2011, no Parque de Exposições de Salvador, com a expectativa de reunir cerca de 60 mil pessoas

Os preparativos para a solenidade de beatificação de Irmã Dulce foram apresentados, nesta quinta-feira (17), ao Governo da Bahia, Polícia Militar, imprensa, entre outras instituições, no auditório das Obras Sociais da freira, no Largo de Roma. O evento vai acontecer no dia 22 de maio próximo, no Parque de Exposições de Salvador, com a expectativa de reunir cerca de 60 mil pessoas.
A apresentação teve por objetivo reunir os diferentes segmentos sociais para dar início à organização efetiva da celebração, que terá apoio direto do Governo do Estado. “Vamos dar toda a assistência necessária à concretização da cerimônia, que marca o início de um novo momento para a Bahia e, em especial, para o turismo religioso no estado. O governo apoiará, inclusive, na busca por novos parceiros que queiram contribuir para a realização da festa”, afirmou o chefe de gabinete e representante do governador, Fernando Schmidt.
O apoio garantido pelo Estado também inclui a segurança pública, com a participação da Polícia Militar. A corporação já está organizando o plano operacional para atuar durante o evento, de porte internacional.  “De posse das informações sobre a cerimônia, vamos destacar a quantidade necessária de policiais e bombeiros militares que, em parceria com os entes da Prefeitura Municipal, vão assegurar a tranquilidade do evento, como já estamos acostumados a fazer, a exemplo do Carnaval”, disse o coronel Rivaldo Ribeiro que, na ocasião, representou o comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas.
De acordo com a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita Pontes, a cerimônia está sendo planejada há seis meses, diante da grandiosidade e visibilidade internacionais. Desde o início, o diálogo tem sido constante com o governo estadual. “Já tivemos algumas reuniões com representantes do governo e vemos a total disponibilidade de todos para colocar os recursos possíveis em prol do sucesso da iniciativa”, pontuou. Para ela, a solenidade será um marco para a Igreja Católica e Bahia pelo exemplo deixado por Irmã Dulce e sua obra, que ainda é viva e importante. “É um momento único para mostrar a grandeza da nossa freira e o acolhimento e preparação de Salvador para eventos como a Copa”.
Requalificação do Largo de Roma
Conforme observou o chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt, o turismo religioso que já é intenso na capital baiana tende a aumentar após a beatificação de Irmã Dulce, a ser chamada Bem Aventurada Dulce dos Pobres quando beatificada. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) já elaborou um projeto de melhorias no Largo de Roma, entorno do complexo da Osid. A iniciativa está orçada em R$ 5 milhões.
“Trata-se de uma requalificação da praça central, com um projeto técnico doado pela Odebrecht e realizado em parceria com a Prefeitura e a Fundação Mário Leal Ferreira, com recursos federais já assegurados”, explicou o secretário da pasta, Domingos Leonelli.
Roteiro litúrgico já está definido
A cerimônia de beatificação terá início às 14h. Uma das atrações é a exibição de um espetáculo contando a trajetória de vida do Anjo Bom do Brasil, como ficou conhecida a Irmã Dulce. À frente da apresentação artística, que reunirá dança, música e teatro, estarão 700 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (Cesa), núcleo de educação da Osid localizado no município de Simões Filho.
Às 17h acontece a celebração canônica com uma missa seguida do roteiro litúrgico do Rito de Beatificação do Vaticano. A cerimônia será presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, o delegado papal na solenidade, representando o Papa Bento XVI e o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Dom Angelo Amato.
O acesso à celebração será feito via de ingressos que poderão ser retirados, gratuitamente, nas paróquias, na sede das Obras Sociais e na Rádio Excelsior (Rua Leovigildo Filgueiras, Garcia) em período a ser divulgado na mídia. Uma central de atendimento também foi montada para atender as caravanas do interior e de outros estados. A central funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo telefone 0800 284 5284 e e-mail
cerimonial@irmadulce.org.br.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323