Z Neto comemora 150 anos da Caixa Econmica Federal

Após um centenário e meio de transformações, a Caixa segue ajudando a levar melhorias para milhões de brasileiros

O Líder do Governo na Casa das Leis, deputado estadual Zé Neto, juntamente com colegas parlamentares, secretários de estado, arquitetos, engenheiros, representantes de movimentos sociais organizados e representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), comemoraram, na manhã desta sexta-feira (18) - durante sessão proposta pela deputada Maria Del Carmen (PT) - os 150 anos do maior banco público da América Latina.
“Lula enxergou a importância de fortalecer empresas com a capilaridade da Caixa e ampliar o crédito. Foi com a atuação da então chefe da Casa Civil, a atual presidente, Dilma Rousseff - em diálogo permanente com o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas, Prefeituras e empresários da construção civil – que pudemos chegar a índices satisfatórios. Essa homenagem só aumenta nossa responsabilidade de seguir fazendo um país casa vez melhor”, enfatizou a presidente da CEF, Maria Fernanda Ramos Coelho.
“Mais uma vez a Bahia é pioneira. Este é o primeiro estado a realizar sessão especial em homenagem aos 150 da Caixa”, brincou Maria Fernanda, ao dizer que o que faz a instituição ser o que é seu compromisso público muito bem representado através de seu time de mais de 85 mil funcionários.
"Este é um banco presente há muito tempo na vida dos brasileiros, ajudando a modificá-la para melhor", disse a proponente da sessão, apresentando o motivo da realização do evento. Segundo a deputada, “a possibilidade da realização do sonho da casa própria, através de financiamento e gerenciamento de programas habitacionais, o gerenciamento do FGTS, além do incentivo à cultura e a responsabilidade sócio-ambiental são iniciativas praticadas pela instituição que merecem aplausos e continuidade”.
O deputado Zé Neto lembrou de quantas vezes se reuniu com representantes da Caixa a fim de cobrar soluções para problemas habitacionais existentes em sua cidade, Feira de Santana, e comentou sua alegria de fazer parte de um projeto político que projeta suas ações pensando em quem mais precisa.
“Através dos olhos do ex-presidente Lula, aprendemos a enxergar a política com outros olhos. Tenho orgulho de ter lutado para que esta instituição tivesse o perfil que tem hoje aqui na Bahia, de compromisso com a população, com o social, e mais feliz por saber que mais de um milhão de brasileiros possuem moradia digna, superando a meta estabelecida para o ano passado e que os governos federal e estadual seguem determinados em resolver o problema de déficit habitacional na Bahia e no Brasil”, disse o parlamentar petista, para que a homenagem a instituição é “mais de que merecida”.
Para o secretário Estadual da Fazenda, Carlos Martins, o grande legado da Caixa é seu balanço social super positivo. “Não podemos medir em cifras ou em dados a alegria da primeira moradia, por exemplo. Nosso resultado social está na memória e na vida de cada uma das pessoas beneficiadas. A Caixa está ajudando a escrever uma linda história em nosso estado e em nosso país”, finalizou.
História - Fundada em 12 de janeiro de 1861, pelo Decreto n° 2.723, assinado por D. Pedro II, a "Caixa Econômica e Monte de Socorro com Garantia do Governo Imperial", como trazia em sua primeira marca, foi uma instituição criada com o objetivo de ser o banco dos pobres. No início das atividades, apenas depósito de quantias modestas e abertura de contas para filhos e netos. Escravos também puderam guardar dinheiro para comprar sua liberdade e as donas de casa suas pequenas economias. Após um centenário e meio de transformações, hoje, chamada simplesmente por Caixa, emprega cerca de 85 mil funcionários e possui duas mil agências e 17 mil pontos de atendimento espalhados por todos os 5.561 municípios brasileiros.
Presentes – Além da presidente da CEF, Maria Fernanda Ramos Coelho; do deputado estadual Zé Neto (PT), da deputada petista Maria Del Carmen, e do secretário Estadual da Fazenda, Carlos Martins, também compareceram ao evento de celebração dos 150 anos da Caixa na Assembleia Legislativa da Bahia o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda; o deputado federal Nelson Pelegrino, o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro; o presidente regional da Caixa, Aristóteles Menezes; o prefeito de Chorrochó, Humberto Gomes Ramos (representando a União dos Prefeitos da Bahia); o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Carlos Alberto Vieira Lima; o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-BA), Nilson Sarti; o diretor da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Milton de Aragão Bulcão Villas-Bôas; a Gerente da Caixa Econômica na Bahia, Aurísia Dias Will de Melo, dentre outras autoridades.
Clique aqui e confira mais imagens do evento.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323