Os produtores conheceram as ações estratégicas para 2011-2023
A Câmara Temática de Aves e Suínos realizou assembléia na última quinta-feira (24), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Feira de Santana, para apresentar o balanço dos resultados obtidos em 2010 e o planejamento 2011-2023, elaborado pelo Governo do Estado, junto às 21 câmaras setoriais instaladas na Bahia.
As estratégias e ações contidas no planejamento foram colhidas durante as audiências públicas realizadas em 2010. A partir dos encontros, foi constatado pela Secretaria de Agricultura (Seagri) que existem questões que abrangem todas as câmaras, como assistência técnica, crédito/seguro, comercialização, promoção e marketing, infraestrutura e logística, defesa agropecuária, pesquisa, desenvolvimento e inovação, governança da cadeia, legislação e gestão da qualidade.
De acordo com o planejamento, o objetivo é tornar a agropecuária o principal fator de desenvolvimento sustentável na Bahia, nas dimensões social, econômico e ambiental. Para alcançar tal objetivo, foi definido no planejamento que é preciso trabalhar para o fortalecimento da agricultura familiar, estimular o desenvolvimento do Semi-árido, reduzir as desigualdades sociais e regionais, incentivar as ações ambientais e fortalecer as câmaras setoriais, numa escala estadual.
A Câmara de Aves e Suínos é coordenada pelo presidente da Associação Baiana dos Pequenos Abatedores de Aves (Abapa), Almir Eloy, e faz parte da Câmara Setorial da Carne. Participaram da reunião, produtores de Feira de Santana e região, representantes do Mandato da Luta e do Governo do Estado, além de empresas que trabalham com a avicultura e suinocultura.
Lutas e conquistas
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto, é um dos incentivadores da estruturação da cadeia produtiva do frango na Bahia e tem trabalhado para negociar junto ao Governo a fim de conseguir os pleitos dos produtores.
25
Mar