Bahia ganha primeiro Ncleo de Enfrentamento ao Trfico de Pessoas

Mulheres, crianças e adolescentes são as maiores vítimas
A Bahia é o nono estado brasileiro que conta com um Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP-BA). A primeira unidade baiana funcionava desde dezembro de 2010 em caráter experimental e, nesta quinta-feira (24), foi inaugurada oficialmente na Rua Freire Vicente, no Pelourinho, com a presença do secretário Nacional da Justiça, Paulo Abrão. Agora, o estado tem condições de contribuir com mais eficiência com a rede nacional de combate a esse tipo de crime.
No local, familiares e vítimas do tráfico de pessoas recebem apoio de uma equipe especializada composta por advogado, psicólogo social, terapeuta organizacional e um estagiário de Direito. De acordo com a coordenadora do NETP na Bahia, Márcia Leite, além dos atendimentos no Pelourinho, os interessados podem receber orientação por telefone e por e-mail. “É um assunto que ainda é desconhecido por muitas pessoas. Por esta razão, os contatos também podem ser feitos pelos telefones do Disque Denúncia 100 (nacional), o numero (71) 3235-0000 e o e-mail nepp@sjcdh.ba.gov.br”, explicou Márcia.
Durante a inauguração, da qual também participaram o secretário estadual da Justiça, Almiro Sena, e o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Nilton Mascarenhas, foram lançados dois livros – ‘Fala Sério! Tráfico de Pessoas? Reflexões, Jogos e Histórias para a Atuação de Jovens e Educadores’ e o ‘Manual de Capacitação para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas’. Juntas, as duas publicações compõem o material informativo disponível no Núcleo, que também oferece cartinhas e folders.
Para o secretário Paulo Abrão é necessário a sociedade se informar melhor sobre esta modalidade de tráfico. “Estamos falando do terceiro maior crime organizado transnacional em volume de recursos ilícitos. A sociedade brasileira tem consciência da importância do enfrentamento ao tráfico de armas e drogas e, agora, precisa se conscientizar de que a questão humana deve estar em primeiro lugar”.
Conforme Abrão, o tráfico de pessoas é uma das formas mais abomináveis de usurpação do ser humano, a exemplo do trabalho escravo e da exploração sexual. “O Núcleo trabalhará em parceria com os governos federal e estaduais, mas principalmente com a sociedade civil. A temática será prioridade do governo da presidenta Dilma Rousseff e do Ministério da Justiça para os próximos anos”.

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323