Com 751 mil jovens, adultos e idosos alfabetizados pelo Topa até 2010, a Bahia é campeã de alfabetização no país
A Secretaria Estadual da Educação (SEC) inicia na próxima segunda-feira (28) as aulas da quarta etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa), com a meta de alfabetizar 300 mil jovens acima de 15 anos, adultos e idosos. Nesta etapa, o programa está presente em 366 municípios baianos.
“Depois do Topa, vimos mais sonhos serem realizados, levamos luz aos olhos e à vida dos nossos estudantes. Alfabetizar é uma paixão”, declarou Maria Helena Sales, gerente administrativa de gestão social da Associação Obras Sociais Mãe Rainha, uma das 554 entidades dos movimentos sociais e sindicais que aderiram à quarta etapa do Topa.
Sediada há 14 anos no bairro de Alto de Coutos, em Salvador, a Mãe Rainha aderiu ao programa desde a primeira etapa, em 2007. De lá para cá, mais de cinco mil pessoas foram alfabetizadas por intermédio desta associação no subúrbio de Salvador, Simões Filho e no Sudoeste baiano.
Com 751 mil jovens, adultos e idosos alfabetizados pelo Topa até 2010, a Bahia é campeã de alfabetização no país. É o estado brasileiro que mais reduziu o analfabetismo, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2010.