Na próxima quinta (31) termina o prazo para que os 3.512 inativos oriundos de 21 órgãos estaduais, que compõem o primeiro lote
Mais de 73 mil aposentados e pensionistas do Estado da Bahia estão sendo convocados para atualizar o cadastro junto à Previdência Estadual. Os servidores inativos foram divididos em cinco lotes e são chamados por carta para efetivar o recadastramento. Na próxima quinta-feira (31) termina o prazo para que os 3.512 inativos oriundos de 21 órgãos estaduais, que compõem o primeiro lote, compareçam aos postos do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev).
Os servidores que não atenderem à convocação terão os benefícios suspensos. Desde 2007, o Governo do Estado suspendeu 1.787 benefícios que eram pagos de forma irregular a aposentados e pensionistas, gerando economia de R$ 31,3 milhões aos cofres públicos. Este ano o recadastramento será feito até novembro, quando encerra o prazo para os inativos da Polícia Militar.
Na capital, o atendimento acontece nos postos do Ceprev instalados nos SACs de Cajazeiras, Comércio, Pau da Lima, Pernambués, além dos shoppings Barra, Iguatemi, Paralela e Brotascenter, onde funciona a sede da Superintendência de Previdência do Estado (Suprev). Nos shoppings Paralela e Brotascenter, o atendimento pode ser agendado. No Paralela, pelo número 0800 071 5353, e no Brotascenter, pelos telefones (71) 3116-5440 ou 3116-5437.
O recadastramento, no interior, acontece nos postos SAC das cidades de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, além dos 13 Pontos Cidadão - unidades compactadas de atendimento do SAC.
Para evitar filas, a Suprev orienta quem ainda não atendeu a convocação para procurar os postos de recadastramento no período vespertino, quando o movimento normalmente é menor.
Integram o primeiro lote os servidores aposentados originados da Casa Militar, Saeb, Seagri, Casa Civil, SJCDH, SICM, Setre, Secult, Fundac, Uefs, Uesb, Uesc, Uneb, Agerba, Gabinete do Governador, Vice-Governadoria, Setur, Sedur, Sema, Sudesb e Ingá.
Documentos necessários
Para realizar o recadastramento, os inativos e pensionistas devem apresentar Carteira de Identidade ou de habilitação, CPF, comprovante de residência e contracheque atualizados e originais. Aposentados impossibilitados de se locomover ou ausentes do domicílio podem ser representados por procuração.
Quem reside fora da área de cobertura previdenciária deve enviar os documentos exigidos, acrescidos do Atestado de Vida em cópias autenticadas, para a Suprev (Av. Dom João VI, n° 1.050, 2° piso, Brotascenter, Brotas, Salvador – Bahia, CEP 40.290-900), colocando no envelope a palavra ‘Recadastramento’.
No Portal do Servidor estão disponíveis todos os endereços e telefones das 37 unidades do Ceprev, na capital e interior, além do cronograma completo de convocação e formulários necessários para constituir procurador legal, e atestado de vida exigido dos servidores que enviarem documentação pelos Correios.