Situação do Ferrie Boat é discutida na Assembléia Legislativa

O debate promovido pelo Mandato do deputado estadual Zé Neto(PT), discutiu a situação do Ferrie Boat e criou grupo de trabalho para analisar os problemas pontuados neste encontro

Entidades representativas da Ilha de Itaparica, Vera Cruz, Recôncavo Baiano e da região do Baixo Sul, juntamente com o Governo Estadual, Agerba, Promotoria Pública e TWB, foram à Assembléia Legislativa da Bahia, na manhã desta segunda-feira (3), na sala Luiz Cabral, debater as dificuldades enfrentadas na travessia hidroviária, através do Ferrie Boat (Salvador – Bom Despacho).

Dentre os problemas apontados estavam a precariedade do sistema de transporte marítimo, que tem prejudicado o desenvolvimento comercial do local, impedindo o desenvolvimento turístico e ocasionando o empobrecimento da Ilha de Itaparica. Também foram questionados pontos como por exemplo, a tarifação cobrada às ambulâncias, que atualmente pagam 30% a mais do valor cobrado para a travessia, caso queiram ter prioridade no embarque.

Segundo o Diretor Presidente da TWB, Reinaldo Santos, a empresa responsável pelo Ferrie Boat (TWB) está fazendo investimentos para melhorar o sistema de transporte e segundo ele, dentro de 90 dias grande parte dos problemas serão ajustados. “Estamos investindo em bilhetagem eletrônica, melhorias nos terminais e nos atuais Ferries, cumprimento rigoroso dos horários e com a chegada dos novos Ferries. Atuará um barco neste e outro no próximo verão, o que resolverá a maioria dos problemas existentes”, explica.

Outra boa notícia anunciada pelo presidente da TWB foi o retorno ao uso do cartão de crédito na compra das passagens, que volta a acontecer a partir de amanhã (terça-feira). Este era um dos pontos mais reclamados pela população, que era obrigada a pagar em dinheiro pela travessia.

O debate contou com a presença do secretário de Infra-estrutura do estado, Antonio Carlos Batista Neves, que se mostra preocupado com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Ilha de Itaparica. “ Hoje temos operando 5 barcos, 2 catamarãs e 4 lanchas rápidas, o que ainda não é satisfatório para atender a travessia de 45 mil pessoas por dia. No início de 2008 chega uma nova embarcação na TWB, vou nesta quinta-feira inspecionar este novo investimento, fruto de um financiamento feito pela TWB através do Fundo Nacional da Marinha Mercante e no final do ano chega a segunda embarcação. Estes investimentos deverão melhorar o serviço e movimentar o turismo na Ilha de Itaparica, proporcionando o aumento do IDH, que está muito baixo naquela região”, constata.

O secretário ainda anunciou investimentos do governo estadual para a melhoria do turismo e da trafegabilidade para a Ilha de Itaparica. “Estamos também melhorando as estradas que ligam Bom Despacho a Santo Antônio de Jesus, recuperando a BA 001, que vai ligar Itacaré a Camamu, trazendo o pessoal de Canavieiras em direção à Ilha e o pessoal da BR 101. Com isso, vamos movimentar a região da Ilha para que o turista possa gastar o seu dinheiro naquele local”, informa.

O Diretor da Agerba, Lomanto Neto, falou sobre o papel da Agência Reguladora e frisou a necessidade de melhoria do sistema de transporte marítimo. “O papel da Agência Reguladora é de mediar as relações entre o poder concedente (governo), a concecionária (TWB) e o usuário. Esta é a primeira vez que o governo assume de forma definitiva a solução para estes problemas, o que será resolvido nos próximos dois meses”, comenta.

O deputado Zé Neto, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, idealizador deste debate, diz que a solução para os problemas do distema hidroviário é modernizar sem excluir outras categorias inseridas na economia da região. “O importante é fazer com que a população seja ouvida diretamente pela TWB. A Assembléia hoje cumpriu o seu papel, que é o de se envolver com os fatos, ouvir as demandas e buscar formas de contribuição na resolução de problemas históricos que se acumulam com relação a essa travessia”, destaca.

O deputado sugeriu a criação de um grupo de trabalho para avaliar os pontos levantados neste debate e no dia 13 de dezembro, quinta-feira, os representantes das associações presentes no evento se reunirão com as representaçõs da Agerba, TWB, Assembléia Legislativa e Ministério Público, para dar início às discussões.

Estiveram presentes a representante da Associação Comercial de Vera Cruz, Lenise Andrade, a promotora da Justiça da Cidadania, Silvana Almeida, pescadores, marinheiros, o deputado estadual Leur Lomanto e sociedade.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323