Até 27 de maio serão definidas as diretrizes e metas dos 26 territórios de identidade da Bahia
Na última terça-feira (5), foi realizada em Feira de Santana a abertura da consulta pública do Plano Plurianual Participativo 2012-2015 (PPA-P 2012-2015). A sociedade civil e poder público do Território Portal do Sertão se reuniram no Colégio Luis Eduardo Magalhães para definir as diretrizes, objetivos e metas que farão parte do Plano Plurianual (PPA).
Compareceram à abertura da consulta pública do PPA-P, os secretários César Lisboa (Relações Institucionais), Osvaldo Barreto (Educação), Carlos Brasileiro (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza), Zezeu Ribeiro (Planejamento) e Wilson Brito (Desenvolvimento e Integração Regional).
Também estiveram presentes representantes do Mandato da Luta, vereadores, os prefeitos Val de Maninho (Conceição da Feira), Jailson Costa (Santa Bárbara), Jorge Flamarion (Tanquinho), Antônio Paim (Amélia Rodrigues), além dos secretários municipais e a sociedade civil organizada.
PPA
O Plano Plurianual (PPA) é o planejamento do governo para quatro anos. Nele estão definidas as diretrizes, objetivos e metas que serão detalhadas posteriormente nas Leis Orçamentárias Anuais. Com este documento, o governo estabelece suas prioridades e sabe como gastar melhor os recursos públicos.
O PPA-P é uma estratégia utilizada pelo governo para apresentar à sociedade suas diretrizes estratégicas e ouvir o que a sociedade tem a dizer, quais são as suas necessidades, seus problemas e suas sugestões. O PPA-P subsidiará a elaboração do Plano Plurianual e é coordenado pela Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).
Atividades
Os grupos de trabalhos das Plenárias Territoriais do PPA-Participativo deste triênio estão divididos em núcleos temáticos - Educação, Saúde, Agropecuária, Inclusão Social, Infra-estrutura, Igualdade de Direitos Humanos com foco em Etnia e Gênero, Segurança e Integridade Social, Cadeias e Redes Produtivas, Infra-estrutura, Econômica, Logística e Meio Ambiente, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação, Turismo, Copa 2014 e Gestão Democrática do Estado.
“O Plano de Desenvolvimento Bahia 2023 surge do entendimento que é importante que o governo saiba aonde pretende chegar nos próximos anos, para que o caminho a ser empreendido durante sua administração tenha um sentido, um eixo pré-estabelecido. Esse caminho se constrói pela fundamentação da análise de tendências e em valores com os quais o governo declarará os problemas a serem enfrentados, objetivando vencer os obstáculos interpostos entre a realidade atual e o futuro perseguido”, enfatiza o secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro.
Plenárias até 27 de maio
Além das plenárias, que ocorrerão entre os meses de abril e maio nos Territórios de Identidade, o cidadão poderá participar por meio da Internet – no site www.ppaparticipativo.ba.gov.br -, pelo telefone da Ouvidoria (0800-284-0011), nos SAC’s e Centros Digitais de Cidadania (CDC’s) em todo o Estado.