Durante o evento, foi enfatizado o crescimento da DS na Bahia, reunindo senadores, deputados federais e estaduais, secretários, ministros e prefeitos por exemplo
Militantes de diversas cidades baianas inseridos em movimentos do campo, de moradia, estudantil e de mulheres, participaram, neste sábado (9), no Hotel Fiesta, em Salvador, da abertura da IX Conferência Estadual da Democracia Socialista (DS), tendência interna do Partido dos Trabalhadores (PT), que se constitui em espaço de construção e identidade política e que ao longo de décadas vem atualizando sua estratégia e políticas para a formação do campo da esquerda no país.
Na oportunidade, o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence enfatizou o êxito do programa do Governo Wagner Água para Todos - que deve ser implementado pelo Governo Federal tendo recebido sinalização positiva da presidenta da república, Dilma Rousseff -, além de ter reforçado seu compromisso com os movimentos organizados oriundos, principalmente, da população das áreas rurais.
O secretário Estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, falou sobre a transformação política promovida nos últimos quatro anos na Bahia e a priorização dos direitos fundamentais, como alfabetização, acesso à água e à energia elétrica, para gerar as políticas públicas do governo.
Já o senador Walter Pinheiro traçou uma linha do tempo referente a formação da DS no estado. “Emociona quando pegamos nossa história no início do movimento sindical, da fundação do partido e da CUT (Central Única dos Trabalhadores), até chegarmos a esse nível de representatividade da última eleição, além da militância que está presente em todos os municípios da Bahia, com o mesmo compromisso com a transformação social”, afirmou Pinheiro. Ele ainda enfatizou o crescimento do Mandato do companheiro de luta, Zé Neto, líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), especialmente no último pleito eleitoral, tendo sido o deputado estadual mais votado pelo PT (81.223 votos).
O companheiro Miguel Rossetto, presidente da Petrobrás Biocombustíveis, também apresentou contribuições importantes para o debate. “É uma alegria compartilhar essa experiência e ver essa força política que lidera há 8 anos, a partir do presidente Lula, o Brasil. Construir um projeto político, uma estratégia política, compromissos e unidades de ação através de um amplo processo dialético sempre foi, e é, a melhor forma de construir a mudança e fazer a revolução que estamos querendo”, disse Rossetto, ao parabenizar os representante da tendência na Bahia pela reabertura do processo e valorização de debates políticos através de temáticas regionalizadas, o que permite a participação de mais pessoas no processo de formulação política.
Carlos Árabe, da Direção Nacional da DS, falou a respeito do fortalecimento econômico e da nova consciência política da classe trabalhadora. “É nesse contexto que nós estamos tocando na idéia da revolução democrática e que está no centro de nossa discussão”, frisou ao falar da relação Partido-Governo. “Estamos unidos para defender um projeto político que é para todo o país, que é socialista, surge das massas e é democrático”, concluiu.
O deputado Zé Neto, que faz parte desta corrente, radicalmente comprometida com o projeto de construção do PT, marcou presença no evento e reafirmou que é possível construir um projeto de esquerda através da identificação das demandas sociais, preservando valores, criando e fortalecendo ambientes democráticos.
Esta Conferência, que contou com uma mesa de apresentação da corrente, de conjuntura nacional e local, compõe a série de Conferências que serão realizadas até o mês de junho nos municípios de Serrinha, Irecê, Seabra, Baixa Grande, Vitória da Conquista, Jequié, Cruz das Almas, Jaguarari e Santa Maria da Vitória.
Presentes: além do deputado Zé Neto, de Miguel Rossetto (presidente da Petrobrás Biocombustíveis), de Carlos Árabe (Direção Nacional da DS-PT) e de Afonso Florence (Ministro do Desenvolvimento Agrário), também estiveram presentes representantes da DS na Bahia a exemplo dos deputados Neusa Cadore e Yulo Oiticica; do ex-deputado Isaac Cunha; dos secretários estaduais Robinson Almeida (Comunicação Social) e Eugênio Spengler (Meio Ambiente); o Senador Walter Pinheiro; pelos vereadores Danilo (Coité) e Gilmar Santiago (Salvador), pelos prefeitos Orlandinho (Cruz das Almas), Tarcizo Pamponet (Macajuba), Antônio Prado (Pau Brasil), Elieser (Quixabeira) e Litercínio Júnior (Brotas de Macaúbas). O deputado Eures Ribeiro (PV), a assessoria do deputado estadual petista Bira Coroa, dentre outras lideranças políticas do âmbito estadual e federal também compareceram ao evento.
Clique aqui e confira outras imagens do evento.