Premiação visa estimular ACS e ACE a participarem de atividades integradas que visam o alcance das metas para o controle da dengue
Os 615 Agentes de Combate às Endemias (ACE) e 1996 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dos 37 municípios que foram contemplados com o Prêmio Edno Batista Rebouças receberam a premiação nesta terça-feira (12). O prêmio, uma espécie de 14º salário, no valor de R$ 545,00 para cada agente, contemplou os profissionais das cidades que conseguiram a manutenção do índice de infestação predial média municipal igual ou menor que 1%, a efetivação, com vínculos desprecarizados, dos ACS e ACE e o cumprimento, pelos ACS e ACE, das metas de visitas domiciliares pactuadas.
O Prêmio, que ao todo somou mais de R$1,4 milhão, foi instituído pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em dezembro de 2009 com o objetivo de estimular os agentes a participarem de atividades integradas que visam o alcance das metas para o controle da dengue. Para o diretor da Atenção Básica da Sesab, Ricardo Heinzelmann, o prêmio reforçou a integração das ações dos ACS e dos ACE. "Associamos o incentivo financeiro ao processo de mobilização e orientação da população, além de destacar o papel do ACE na saúde da família e o do ACS nas ações de vigilância", disse o diretor.
Para conferir a lista das cidades contempladas, clique aqui.