Referncia no ensino da Bahia, Iceia comemora 175 anos de fundao

Escola mais antiga da Bahia, o Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia), administrado pelo governo estadual, iniciou nesta quinta-feira (14) as comemorações dos seus 175 anos. Centenas de pessoas, entre alunos, ex-alunos, professores, ex-colaboradores e servidores da Secretaria Estadual da Educação (SEC), participaram do evento, que contou com a exposição História e Memória do Ensino Normal na Bahia e apresentação do Quinteto de Metais Neojibá e do Coral Neojibá, sob a regência do professor Obadias Cunha.
O Iceia possui laboratórios de informática, biblioteca, quadras poliesportivas, ginásio de esportes, parque aquático e teatro. Atualmente tem 2.600 alunos, como Yasmin Passos, que cursa o 2º ano de Informática. “É muito bom estudar aqui. O colégio nos dá muitas oportunidades. São várias oficinas”.
Desde 2010 que as oficinas oferecidas no Iceia são realizadas por meio do programa federal Mais Educação, em parceria com a SEC. São atividades complementares de Português, Matemática, Física, além de teatro, música, rádio e esporte e lazer (futsal, handebol, vôlei, basquete e capoeira). A sexagenária fanfarra do colégio (Faniceia) é outra opção para os alunos.
Também são oferecidos o ensino médio/modalidade normal, voltado para a formação de professores, e o Programa de Educação para Jovens e Adultos. Segundo o maestro Ricardo Castro, o Neojibá também tem se preparado para formar professores nessa área. “Acreditamos que a música é muito importante no cotidiano de uma criança. Por isso a música na escola é fundamental”.
Para algumas pessoas, o Iceia não foi apenas uma oportunidade para estudar. É o caso da ex-aluna Olga Cavalcante, que concluiu o curso em 1963 e é uma das professoras da unidade desde 1997. Ela disse que também aprende com os alunos. “Sou apaixonada por educação. Sou aposentada, participei de um concurso e estou novamente como professora”.
Nomes marcantes passaram pelo colégio 
“A cantora Simone treinava basquete neste espaço. Mabel Veloso também passou por aqui. Em 1972, Irmã Dulce foi diplomada professora pela Escola Normal da Bahia, que é o embrião do Iceia”, afirmou a diretora do colégio, Denise Cardoso.
A Lei 37, de 14 de abril de 1836, criou a Escola Normal no estado. Desde então, o curso passou a funcionar no Distrito da Sé, na capital baiana. Em 1939, houve a mudança para o Barbalho, onde funciona até hoje.
Até 20 deste mês, a exposição com fotos, textos e móveis antigos permanece aberta ao público no salão nobre do colégio. Uma oportunidade para conhecer histórias como a do educador e psicólogo que empresta o nome à escola, Isaías Alves de Almeida (1888-1968). “Foi um homem emblemático, um entusiasta da educação. Como secretário da Educação, sempre teve preocupação com a formação de professores. Daí saiu a Escola Normal, onde ele foi professor. Por isso é patrono do Iceia”, explicou a diretora.
Novos projetos 
O secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, foi representado no evento pela superintendente de Educação Básica, Amélia Tereza Maraux. De acordo com ela, estão previstos novos projetos para aproveitar a ampla estrutura do colégio. “Percebemos, pela arquitetura, pelos espaços verdes e pelo teatro, que o Iceia foi fundamental para a cena cultural de Salvador e da Bahia. O colégio se soma a esse patrimônio cultural e educacional. O secretário Osvaldo Barreto vem dialogando com o secretário de Cultura, Albino Rubim, para que esses espaços que estão dentro das escolas potencializem a cultura. Vamos estabelecer uma parceria para a retomada do Teatro Iceia como um espaço importante nesse entorno”, destacou a superintendente
.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323