Hospital Estadual da Criança já registrou mais de 61.924 atendimentos em 7 meses
O deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), acompanhou nesta quinta-feira (14) os parlamentares que compõem a Comissão de Saúde e Saneamento da Casa Legislativa em uma visita ao Hospital Estadual da Criança (HEC) e Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana.
A visita contou com a presença dos parlamentares José de Arimatéia, Graça Pimenta, Coronel Santana, além da superintendente da Sesab, Gisélia Souza.
No Hospital Estadual da Criança, a diretora Edilma Reis apresentou aos deputados a unidade que foi inaugurada há sete meses e já realizou mais de 61.924 atendimentos. O HEC já dispõe de 96 leitos de internamento, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que já corresponde a 64% da capacidade prevista para o primeiro ano de funcionamento (150 leitos). Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento (Emergência) oferece mais 37 leitos, sendo que destes, sete são unidades de estabilização que funcionam, na prática, como “UTIs” na Emergência.
Dotado de uma infraestrutura moderna, o HEC conta com três salas operatórias, que já abrigaram a realização de 460 cirurgias de urgência e emergência
Método Mãe-Canguru
Os visitantes também conheceram o Método Canguru que é um tipo de assistência neonatal que implica contato pele a pele entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso. Com a posição canguru, há um aumento do vínculo mãe-filho, que auxilia no desenvolvimento psicomotor dos recém-nascidos de baixo peso e promove o aleitamento materno. Por isso, este método tem sido utilizado em diversas unidades de saúde do mundo.
Tendo como uma de suas prioridades a humanização do atendimento, o HEC também adotou o Método Canguru e já conta com 10 leitos.
Futuro
O Hospital Estadual da Criança deverá estar em total funcionamento após dois anos de atendimento, um parâmetro comum para um hospital dessa complexidade.
A partir do próximo mês o atendimento ambulatorial do HEC será ampliado, e especialidades como ortopedia, pneumologia, endocrinologia, hematologia, hebiatria, gastroenterologia, neurocirurgia, anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, nefrologia, urologia, dentre outras, estarão sendo oferecidas na unidade.
HGCA
Os parlamentares também visitaram o maior hospital de emergência do interior do estado e um dos maiores da Bahia, o Clériston Andrade. A diretora Inalva Sapucaia apresentou aos parlamentares os setores de emergência, refeitório, centro cirúrgico e administração do hospital que é referência para 126 municípios com população de quase quatro milhões de pessoas.
Integrado ao Programa de Residência Médica da Sesab/SUS, o HGCA foi o primeiro hospital do Nordeste a receber o título de "Amigo da Criança", concedido pela Unicef, por adotar medidas incentivadoras ao aleitamento materno. O banco de leite da unidade é referência para o estado e se sustenta na doação feita por mães que têm secreção láctica superior às necessidades de seus filhos.