O secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, visitou nesta sexta-feira (15) o município de Feira de Santana para discutir medidas de segurança a serem implantadas durante a Micareta do município, que será realizada de 28 de abril a 1° de maio.
Ao lado do deputado Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa, e do prefeito Tarcízio Pimenta, o secretário concedeu entrevista coletiva no Paço Municipal Maria Quitéria, onde abordou estratégias do Governo do Estado para combater o tráfico de drogas e diminuir o número de homicídios em Feira.
O secretário destacou que durante a Micareta o efetivo será composto por 6.500 policiais militares e 250 policiais civis, além do uso de 10 câmeras que serão espalhadas pelo circuito Maneca Ferreira, para garantir o monitoramento das avenidas em tempo real.
O secretário Maurício Barbosa anunciou durante a coletiva, a instalação de um núcleo especializado em investigação de homicídios em Feira de Santana e afirmou que a licitação para construção do Complexo Policial do bairro Sobradinho será iniciada em breve. Também foi anunciada pelo secretário, a reforma do Conjunto Penal de Feira de Santana, que será ampliado e passará de 500 para 1.500 vagas. "Essa é mais uma parceria com a secretaria de Justiça para melhorar nossas estruturas na custódia de presos", afirmou Mauricio.
Sobre a instalação das Unidades de Policia Pacificadora (UPP), Mauricio Barbosa confirmou que Feira de Santana vai receber quatro unidades. De acordo com o secretário, os estudos indicam que elas vão ser instaladas, mas os locais ainda não foram definidos.
Após o término da Micareta, o secretário Maurício Barbosa retorna a Feira de Santana para participar de audiência pública na Câmara Municipal.
Demandas
Em visita a Câmara Municipal de Feira de Santana, o secretário Maurício Barbosa foi recepcionado pelo presidente da Casa, Antônio Francisco Neto (Ribeiro) e alguns vereadores que apresentaram as demandas das comunidades do município.
Diante das demandas apresentadas, o secretário enfatizou a importância da parceria entre o Poder Legislativo, as prefeituras e o Governo do Estado. “Feira de Santana é prioridade para a administração do governador Jaques Wagner pela importância regional e pelas dimensões que possui”, afirmou o secretário.
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto, relatou que é necessário politizar as relações para despoliticar e atender as necessidades da população. “Politizar é ouvir as partes, dialogar, vir a esta Casa como nós estamos fazendo e acima de tudo enfrentar a vida real. Parabéns ao secretário por essa atitude, esse é o intuito do Governo do Estado, aprimorar a cada dia as relações. É um passo de evolução da política do Estado da Bahia e de Feira de Santana dialogar sobre segurança pública independente do partido”, destaca Zé Neto.
Para finalizar a visita a Feira de Santana, na parte da tarde, o secretário de segurança pública, Maurício Teles, visitou as companhias da Polícia Militar.
Presentes
Participaram da visita, o comandante do Policiamento Regional Leste, coronel Hélio Alves Godim, o deputado Zé Neto, o diretor do Conjunto Penal de Feira de Santana, Edmundo Mameri Dumet, o deputado federal, Fernando Torres, o prefeito Tarcízio Pimenta, além de secretários municipais e vereadores.
Confira mais fotos da visita.