Biblioteca Mvel amplia acesso leitura na comunidade do Calabar

Centenas de publicações atraíram atenção de crianças e jovens
A comunidade do Calabar, em Salvador, foi o local escolhido para a estreia de um dos três novos micro-ônibus do projeto Biblioteca Móvel, da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura. Para ampliar e estimular o acesso à leitura, na manhã deste sábado (16), crianças e jovens do bairro tiveram acesso a centenas de publicações entre livros, revistas, áudios, vídeos, além de uma apresentação de teatro.
Conforme o presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo, as ações integram o programa estadual Pacto Pela Vida, que tem o objetivo de promover a qualidade de vida aos baianos com a prestação contínua de serviços públicos. “Todos os bairros e locais que já identificamos alto índice de violência, há uma mobilização de recursos administrativos e de serviços. Onde o governo definir que precise dessa mobilização, estaremos com nossa Biblioteca Móvel presente em articulação com a comunidade".
Com uma larga experiência em teatro infantil e infanto-juvenil, a atriz paranaense Danielle Andrade explica que durante as apresentações procura transmitir mensagens que despertem nas crianças o respeito ao próximo. “Esse é um valor muito importante para as crianças. Ajuda a conviverem melhor na comunidade”.
Muito atenta à apresentação teatral, a estudante Naiara Santos da Encarnação, 11 anos, interagiu muito com a peça e, após folhear vários livros e revistas, a garota ainda participou da oficina de pintura. “Eu gostei desse ônibus vir pra cá. É uma ótima oportunidade pra gente ler, se esforçar e ir muito pra frente. Eu queria que este ônibus viesse sempre aqui”.
O desejo de Naiara não vai demorar para se tornar realidade. A diretora da Biblioteca de Extensão, Gleide Machado, informou que a partir de maio, sempre no terceiro domingo de cada mês, a Biblioteca Móvel estará na praça central do Calabar. “Não é um projeto pontual. É um trabalho contínuo por tempo indeterminado, onde a comunidade poderá usufruir de literatura de forma mais lúdica. Desenvolveremos aqui o projeto Domingo na Praça”.
Atualmente, a Biblioteca Móvel desenvolve o projeto nos bairros Ribeira, Dom Avelar, Liberdade, Pau da Lima, Sussuarana 3, Periperi e Plataforma. Nesses bairros, a iniciativa ocorre durante a semana e em dias alternados. Inicialmente, a biblioteca itinerante funcionada em vans. Os novos micro-ônibus foram doados pelo Ministério da Cultura. Coube ao governo baiano, adaptar e equipar os veículos, além de garantir a manutenção e os recursos humanos para operá-los.
“A leitura é o que abre o caminho de qualquer cidadão com um conjunto de conhecimentos. É lendo que se aprende uma profissão, a cultura de um país, de um estado, os direitos sociais, os direitos e deveres. A literatura reproduz circunstâncias da vida e adverte sobre perigos. Leitura é inclusão”, disse o presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323