O novo sistema passará a ser utilizado pela Sefaz para combater a sonegação fiscal e promover a ética concorrencial
A partir da próxima terça-feira (19), o combate à sonegação fiscal no estado da Bahia ganhará novos aliados. O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), e a Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), assinam convênio de cooperação com o objetivo de aprimorar a fiscalização no setor, em especial os royalties. A solenidade será na Governadoria, no Centro Administrativo, e contará com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Fazenda, Carlos Martins, e do diretor-geral da ANP, Haroldo Lima.
No mesmo dia também será entregue, pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), o novo sistema BI NF-e ou Sistema de Inteligência de Negócios com base em Notas Fiscais Eletrônicas. Participam do ato também o presidente do Conselho de Administração, Hoche Pulcherio, e da Microsoft, empresa que, juntamente com a Sefaz, desenvolveu o sistema.
Atualmente, 14 mil contribuintes baianos já utilizam a NF-e, sendo que, só em janeiro deste ano, eles movimentaram valor superior a R$ 25 bilhões. Após a implantação do sistema, a secretaria disponibilizará todos os códigos fontes e documentação técnica para as demais secretarias da Fazenda do Brasil, que tiverem interesse em implantar o BI.
18
Abr