Ato que reconstitui a noite da prisão de Jesus Cristo, traído por Judas, que com um beijo o entregou aos soldados romanos
O deputado Zé Neto (PT) participou na noite de quinta-feira (21) de mais uma Procissão do Fogaréu, em Feira de Santana.
Ultrapassando gerações, a tradicional procissão que representa a prisão de Jesus Cristo, quando foi levado ao sacrifício debaixo de chibatadas, acontece há 152 anos tendo início na Capela Nossa Senhora da Piedade, ao lado do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), percorrendo algumas das principais avenidas da cidade.
Ao som da matraca que substitui o sino da igreja católica, milhares de fiéis, junto com a irmandade da Santa Casa da Misericórdia, vestidos com túnicas e com tochas acesas, resgatam a tristeza da morte de Jesus na Quinta-feira Santa. Outro símbolo levado por eles é o estandarte, que representa a morte de Cristo e a ascensão de Maria ao céu.
O arcebispo da cidade, Dom Itamar Vian, lembra que a Procissão do Fogaréu recorda Judas e os soldados, procurando Jesus no horto das Oliveiras. Hoje, segundo o arcebispo, as tochas acesas “devem servir para iluminar o caminho daqueles que procuram seguir Jesus Cristo que é luz do mundo e esta deve ser a missão dos homens, das mulheres e de toda a família”.
Anteriormente, participavam desse evento católico somente homens, mas mulheres e crianças também passaram a acompanhar a caminhada de pé.
Para o deputado Zé Neto que participa desta manifestação religiosa desde criança, a tradição continuará sendo mantida. “Comecei a acompanhar esta procissão aos 9 anos de idade e faço questão de participar de pé todos os anos do início ao fim”, comentou.
De acordo com José Pinto, membro da irmandade, se depender dos irmãos da Santa Casa da Misericórdia, a procissão do fogaréu vai manter acessa a fé dos católicos. “Assim como nós estamos representando os nossos pais nessa procissão, esperamos que os nossos filhos futuramente possam nos representar também”, diz.
As comemorações dão continuidade a Sexta-Feira Santa, Paixão de Cristo, Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa.
Presentes
Além do deputado Zé Neto e do arcebispo Dom Itamar Vian, participaram da caminhada o deputado estadual Carlos Geilson e o ex-deputado federal e atual secretário nacional do Turismo, Colbert Martins, além de muitos outros religiosos, autoridades e seguidores.
Clique aqui e confira mais imagens do evento.