A Grande Viagem : Romance literrio lanado na Assembleia

Lançamento contou com a presença do deputado Zé Neto, e mais 30 colegas parlamentares, e do presidente da Academia Baiana de Letras, Aramis Ribeiro Costa

Em um evento bastante concorrido, realizado no saguão Nestor Duarte na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi lançado ontem o livro A Grande Viagem, de Guilherme Radel, professor emérito da Escola Politécnica da Ufba, mestre de gerações de engenheiros baianos que, após aposentadoria compulsória, abraçou a literatura. O lançamento contou com a presença do líder do governo na ALBA, deputado Zé Neto, do presidente da Casa, Marcelo Nilo, do presidente da Academia Baiana de Letras, Aramis Ribeiro Costa, e de mais 30 colegas parlamentares.
Além de A Grande Viagem, Guilherme Radel escreveu outros 14 livros, inclusive na área de gastronomia com uma elogiada trilogia sobre culinária baiana.
A indicação de A Grande Viagem para publicação pela AL foi do jornalista, escritor e acadêmico Joacy Góes, ex-aluno e amigo de Radel, que leu os originais e ficou impressionado com a qualidade literária do romance. Aramis Ribeiro Costa escreveu a orelha desse volume editado por Bira Paim, com capa de Vado Alves. O livro tem 417 páginas.
O autor agradeceu a Joacy Góes pela indicação e ao presidente Marcelo Nilo e à Casa pela publicação do livro, revelando que já estava há três anos procurando uma editora interessada. "Hoje, vivemos uma fase horrível em relação a edição de livros. A mídia só dá destaque aos escritores estrangeiros e quando um brasileiro consegue furar esse bloqueio é quase sempre por que é jornalista desses mesmos meios", afirmou o escritor.
para a edição e publicação de livros. Marcelo Nilo disse que o programa editorial da Casa é uma prioridade da sua gestão, pela contribuição oferecida pelo parlamento para a cultura baiana e preservação de nossa história e tradições.
"Publicamos livros que estão fora do catálogo, obras que são significativas e que não podem ficar esquecidas. Também estamos incentivando jovens escritores e resgatando obras de grande valor literário que não têm sido aproveitadas pelas editoras tradicionais", afirmou Marcelo Nilo.
Na atual gestão, já foram editados 53 livros pela Assembleia Legislativa. Eles são distribuídos para cerca de 650 bibliotecas existentes na Bahia (a maioria em escolas da rede pública), presídios, ONGs e outras entidades da sociedade civil. O programa editorial executado pelo Legislativo funciona também como elo de aproximação da Casa de instituições como a Academia de Letras da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Museu Eugênio Teixeira Leal, Associação Comercial da Bahia, Fundação Casa de Jorge Amado, Câmara Bahiana do Livro, Associação Brasileira de Médicos Escritores e outras entidades afins através de convênios

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323