Números iniciais apontam a importância do planejamento na eficácia da atuação policial na festa, que pela primeira vez utiliza o georreferenciamento
Os principais dados do primeiro dia da Micareta de Feira de Santana 2011, apresentados na manhã desta sexta-feira (29), apontam a tranquilidade do evento, sem registro de morte. O quadro geral das ocorrências policiais apresentou queda de 42% no comparativo com igual período de 2010. Ao todo, houve 40 registros das 20h de quinta (28) até as 7h desta sexta (29) contra 69 do ano passado.
Os casos de roubo, furto e lesão corporal também tiveram expressiva redução. Já as prisões em flagrante saíram de quatro, no ano passado, para cinco em 2011, como resultado de maior eficácia da atuação policial. Os agentes civis ainda apreenderam 500 gramas de crack e cumpriram um mandado de prisão.
Uma das ocorrências foi a prisão de Anderson Soares Rodrigues da Silva nas imediações da Estação Rodoviária. Ele é acusado de aplicar um golpe de faca no abdômen de Elder Silva Falcão, que continua internado no Hospital Clériston Andrade, mas não corre risco de morte.
Segundo a delegada Kátia Brasil, do Centro de Documentação e Estatística da Polícia Civil (Cedep), “os números iniciais apontam a importância do planejamento na eficácia da atuação policial na festa”. De acordo com ela, pela primeira vez, está sendo utilizado na Micareta o georreferenciamento, ferramenta que ajuda no patrulhamento ostensivo ao possibilitar o mapeamento das áreas de maior ou menor incidência de ocorrências.
O comandante de policiamento regional Leste da Polícia Militar, coronel Hélio Gondim, disse que assim “temos como operacionalizar melhor o uso da tropa para reforçar o policiamento em áreas mais vulneráveis e atuar de forma preventiva”.