Líder do governo disse que redução da violência, a exemplo do Calabar, é prova que o governo está cada vez mais presente
Com objetivo de fazer um balanço das ações do governo em combate à criminalidade na Bahia, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, expôs na manhã desta terça-feira (03), em sessão especial na Assembleia Legislativa, os resultados do programa Pacto Pela Vida, que visa reduzir violência no estado.
O secretário destacou o êxito da operação realizada no bairro do Nordeste, no mês de março; onde foram cumpridos 30 mandatos de busca e apreensão, prisões em flagrante, apreensão de armas de fogo e de 130 pedras de crack, além de 80 papelotes de cocaína.
Ele informou que até o final deste ano serão instaladas mais quatro bases comunitárias, além das que já foram instaladas nos bairros Nordeste de Amaralina, Fazenda Coutos e Calabar. O secretário informou também que a elucidação de crimes subiu de 11% para 40%.
Maurício Barbosa destacou ainda a instalação da Base Comunitária do Calabar, que ocorreu também no mês de março e conta com um efetivo de 300 homens e um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER). Para o secretário, essas ações são reflexo do planejamento. “Vamos continuar trabalhando intensamente nestas áreas e as ações dos programas serão feitas também coma a ajuda dos parlamentares”, afirmou.
O secretário relembrou que a Micareta de Feira de Santana, que começou na quinta-feira (28 de abril) e terminou no domingo (1º), teve uma redução de 48% da violência,e chegou a uma diminuição de quase 50% das ocorrências.
Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto (PT), a exibição dos resultados consolida a transparências do debate. “Esse governo fortalece a polícia e reforça sua atuação com legitimidade”, disse. De acordo com o parlamentar, a instalação da base comunitária do Calabar e a redução da violência naquele bairro é prova que o governo está cada vez mais presente.