A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Conceição Borges e o deputado estadual Zé Neto foram à Embasa e à Cerb na manhã de quarta-feira, 12 de dezembro, em Salvador, pedir providências sobre a falta de água na zona rural do município.
Os sete distritos sofrem os transtornos da seca, porém, segundo Conceição Borges, a situação é pior em Bonfim de Feira, Jaguara e Ipuaçú. A gravidade da falta de água levou o Poder Municipal a editar o Decreto nº 7.370, de 21 de setembro de 2007, que torna emergencial a situação nos distritos, já reconhecido pelo Governo do Estado. Pelo menos duas escolas tiveram as aulas suspensas por conta deste grave problema.
“Buscamos a Embasa para pedir a contratação de carros-pipa para o abastecimento de água nas localidades onde a situação é pior e solicitar o apoio nas esferas estadual e municipal para que as medidas propostas sejam aceitas”, ressalta Conceição.
Os ofícios foram entregues nos dois órgãos procurados e ambos vão analisar a situação dos distritos, pois justificam que a seca tem castigado todo o estado. Nesta sexta-feira, 14 de dezembro, uma comissão STR estar em Salvador para tentar expor o problema à Coordenação de Defesa Civil do Estado da Bahia (Cordec).
“Pretendo acompanhar os representantes do sindicato junto aos órgãos estaduais competentes para tentarmos encontrar uma ação imediata no combate a seca, que há tantos anos prejudica a população dos Distritos. Já foi decretada situação de emergência e esperamos que algumas medidas sejam efetuadas nos próximos dias”, destaca Zé Neto.
12
Dez