Os funcionários mais antigos homenagearam os ex-secretários com placas comemorativas
Com a presença de oito ex-secretários e do atual gestor da pasta, Zezéu Ribeiro, a Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) comemorou nesta terça-feira (3) seus 40 anos de criação. Na solenidade realizada no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), os funcionários mais antigos homenagearam os ex-secretários com placas comemorativas. O diretor do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Sicsú, fez a palestra ‘Ciclo de Desenvolvimento Brasileiro’.
O palestrante destacou o momento peculiar do Brasil, que persegue a realização paralela de três objetivos econômicos - estabilidade econômica (contenção da inflação), crescimento e inclusão social com distribuição de renda. “O grande desafio para os governantes é conseguir os três objetivos ao mesmo tempo”, enfatizou, mostrando índices que demonstram o desenvolvimento do País nos últimos anos.
A secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, representou o governador Jaques Wagner na solenidade. Ela homenageou os ex-secretários lembrando que foram “líderes que contribuíram para que a Bahia chegasse ao que é hoje”. De acordo com ela, “a história é cíclica e sistêmica, e estamos num ciclo virtuoso, porque alguns pensaram o planejamento como indutor do desenvolvimento”.
O secretário Zezéu Ribeiro enfatizou a importância do momento para refletir sobre os erros e acertos na construção do planejamento do Estado. “É preciso aprofundar os debates para engrandecer a Bahia”.
Na abertura da solenidade foi exibido um vídeo que traçou a história das quatro décadas da Seplan, contendo depoimentos de antigos secretários, que falaram sobre as ações mais marcantes durante sua gestão e as expectativas quanto ao futuro do planejamento.
04
Mai