O curso a distância será oferecido mensalmente para qualificar o processo de compras governamentais e contratação de serviços
Servidores estaduais de 21 municípios baianos estão sendo capacitados em licitações públicas. O objetivo é ampliar o conhecimento técnico em uma área responsável pela execução das compras governamentais e contratação de serviços. O acesso ao conteúdo foi feito por meio de videoconferência realizada pela Secretaria da Administração (Saeb), nesta quarta-feira (4). O projeto terá continuidade com curso de ensino a distância (EAD) na mesma temática, que ocorrerá mensalmente.
Para o coordenador de orientação e aperfeiçoamento em licitação, Daniel Brito, a experiência da videoconferência é pioneira e abre precedentes para novas capacitações. “Com o avanço das tecnologias, ainda mais com a dimensão geográfica da Bahia, acredito que é positiva essa apropriação das tecnologias para transmitir conhecimento, uma vez que iremos qualificar o servidor e melhorar o serviço ofertado sem ônus para o Estado”.
A primeira turma, composta por 170 servidores de 20 municípios, além de Salvador, foi realizada por transmissão simultânea de conteúdo diretamente do Instituto Anísio Teixeira (IAT), com interação entre as turmas instaladas nos auditórios das Diretorias Regionais de Saúde (Dires).
Pela primeira vez em uma capacitação por videoconferência, o servidor Isac Oliveira, que atua no setor de compras da Defensoria Pública, interagiu bastante durante o curso. “Já trabalho há cerca de um ano na área e os estudos sobre licitação foram feitos por conta própria. Busquei a capacitação porque achei necessário dar um upgrade no assunto para prestar melhor serviço na instituição”.
Servidoras da Secretaria da Educação (SEC), Iolindina Santos do Carmo e Marilene São Pedro fazem parte da comissão de licitação do Colégio Estadual Sara Violeta de Melo Kertesz, no bairro do Rio Sena. “O conteúdo transmitido é muito interessante e importante para formar conhecimento sobre legislação que ampara o processo de licitação”, disse Iolindina. “A capacitação oferece informações sobre coisas que já conhecíamos e outras nas quais vai nos ajudar a aprofundar”, enfatizou Marilene.
05
Mai