Resgate da cidadania foco de projeto da Polcia Militar

650 estudantes estão envolvidos na iniciativa que faz parte do programa Pacto pela Vida
Para despertar em crianças e jovens o amor ao Brasil, além de divulgar os valores fundamentais da cultura do país, foi lançado nesta terça-feira (10) o projeto Resgate da Cidadania através dos Símbolos Nacionais, da Polícia Militar. O evento aconteceu no Centro de Integração Familiar, no bairro de Tancredo Neves, em Salvador.
Estão envolvidos na iniciativa, que faz parte do programa Pacto pela Vida, 650 estudantes. Cerca de 200 pessoas, entre crianças, professores e militares, participaram do lançamento do projeto, que já está sendo realizado em seis escolas.
Segundo o comandante da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente-coronel Anselmo Alves Brandão, a faixa etária escolhida é ávida por novidades e por isso assimila com facilidade bons exemplos. “São crianças que estão na fase de formação da personalidade. Escolhemos a bandeira e o Hino Nacional como referências nesse projeto. Com isso, no futuro, teremos jovens mais voltados ao civismo e respeitando as relações com a comunidade onde vivem. O alvo são comunidades localizadas em áreas de vulnerabilidade social”.
A medida envolve crianças e jovens de quatro a 13 anos de comunidades como Narandiba, Tancredo Neves, Saboeiro, Cabula, Estrada das Barreiras, São Gonçalo do Retiro, Babilônia, Engomadeira e Arenoso. A ação funciona em caráter experimental há cerca de dois meses. Duas vezes na semana uma dupla de policiais vai até as escolas, hasteia a bandeira e canta junto com os alunos o Hino Nacional.
Renan Dias, estudante da 5ª série, é um exemplo de que os trabalhos iniciais já surtiram efeito. “Aprendi a valorizar o Hino Nacional, a pátria, a amar e respeitar”. Com o hino na ponta da língua, a estudante Rilei dos Santos demonstrou que aprendeu a lição. “Foi muito bom pra mim. Gostei muito quando comecei a cantar o Hino Nacional. Minha professora me ensinou e agora aprendi e estou cantando todo dia”.
Sem resistência
A diretora da Escola Municipal Anfrísia Santiago (Estrada das Barreiras), Jucélia Macedo, disse que a implantação do projeto no colégio não teve resistência por parte dos alunos. “Os policiais fazem um trabalho tão lúdico que todo mundo se diverte. É uma festa só. Além de resgatar os símbolos, agora os alunos têm uma visão diferente da Polícia Militar”.
O idealizador do projeto, soldado Remídio Costa Soares, declarou que a atuação de forma prazerosa e divertida na formação de crianças e adolescentes desperta a criatividade, amplia a imaginação, aperfeiçoa a concentração, trabalha a timidez, exercita a voz e suas entonações, valoriza o trabalho em grupo e desenvolve a coordenação motora, a educação e a consciência cívico-moral.
Também participaram do evento alunos e professores do Colégio Hemariel e da Escola Municipal Nossa Senhora do Resgate, que ficam no Cabula, além de militares da 23ª Companhia Independente e de representantes da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323