Territrio Serto Produtivo destaca conquistas do PPA Participativo

Mais de 300 pessoas entre estudantes, autoridades e representantes da sociedade civil compareceram ao encontro
Educação, agropecuária e infraestrutura social se destacaram entre os núcleos de discussão que mais atrairam participantes durante a plenária do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2012-2015 do Território de Identidade Sertão Produtivo, realizada nesta quinta-feira (12), em Guanambi. Mais de 300 pessoas entre estudantes, autoridades e representantes da sociedade civil compareceram ao encontro, no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, e apresentaram as prioridades para o desenvolvimento econômico-social da região.
O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, representou o governador Jaques Wagner na abertura do evento. “O PPA é um instrumento poderoso de planejamento. Este plano é executado durante os três últimos anos de governo e segue até o primeiro ano do governo seguinte, justamente para que seja mantido um elo que evite o enfraquecimento das políticas públicas definidas junto à população”.
A consulta pública é dividida em etapas. Primeiro, os participantes previamente cadastrados se reúnem na plenária geral. Em seguida, acontecem as reuniões segmentadas e, por fim, a plenária final, onde são apresentadas as principais demandas de cada grupo.
Os participantes se reuniram em sete núcleos para discussão de áreas especificas ou afins – Educação (1), Saúde (2), Agropecuária (3), Inclusão Social, Infraestrutura Social, Igualdade de Direitos Humanos e Segurança (4), Cadeias e Redes Produtivas, Meio Ambiente, Infraestrutura Economica e Logística (5), Cultura, Turismo, Gestão Democrática do Estado, Copa 2014 e Ciência, Tecnologia e Inovação (6) e o Grupo Institucional (7), integrado por representantes do poder público.
Principais necessidades
O núcleo sobre a agropecuária superou as expectativas e os debates transcorreram em duas salas. Foram quase 70 pessoas debatendo o tema. O agricultor Salvador Ribeiro viajou quase 100 quilômetros para comparecer à plenária em Guanambi. Para ele, “assistência técnica, acesso à tecnologia, melhoria de estradas e financiamentos são algumas demandas do território que, se atendidas, podem transformar esse sertão”.
Na plenária final, o médico veterinário, Leandro Augusto de Freitas Caldas, do município de Contendas do Sincorá, falou em nome do grupo que discutiu as necessidades do setor rural. “Sabemos que o Estado não tem condições de resolver todos os problemas. Mas só de ouvir as bases, a gente crê que terá uma interferência no que diz respeito às políticas públicas”.
Entre as conquistas, a representante do Conselho de Acompanhamento do PPA 2008-2011, Verônica Brito, citou na área da saúde, por exemplo, a implantação do Samu Regional e a ampliação dos leitos de UTI Neonatal (em funcionamento) e adulto (em construção) do Hospital Regional de Guanambi, que é referência para 42 cidades da região. Na área de infraestrutura social, Verônica, que é de Ibiassucê, destacou a construção de unidades habitacionais, obras de esgotamento sanitário e de captação de água da chuva, além de pavimentação de estradas em vários municípios.
Para a conselheira, a implantação do Centro Territorial de Educação Profissional, em Caetité, foi uma das principais demandas atendidas na área educacional. Mesmo assim, novas necessidades surgiram, e o grupo Educação novamente elencou as demandas de profissionalização, alfabetização e ensino superior. Os integrantes do conselho foram capacitados para monitorar as ações do governo estadual e contribuir para que os investimentos fossem realizados corretamente.
Adutora do Algodão
Uma obra em andamento na região é a Adutora do Algodão, que integra as ações do programa Água para Todos demandadas no PPA 2008-2011. Orçada em R$ 160 milhões, a adutora está sendo viabilizada pelo convênio entre os governos estadual e federal.
A água será captada do Rio São Francisco para as cidades de Guanambi, Pindaí, Candiba, Palmas de Monte Alto, Iuiú, Malhada e Matina. Distritos de Caetité, como Pageú do Vento, também serão atendidos. Ao todo, a adutora terá 249 quilômetros de extensão. Parte da tubulação já está no pátio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Guanambi.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323