Anúncio oficial pela Fifa só vai acontecer no dia 29 de julho, um dia antes do sorteio dos grupos das Eliminatórias da Copa
O governador Jaques Wagner comemorou, nesta sexta-feira (13), a inclusão de Salvador na relação de cidades que sediarão a Copa das Confederações de Futebol em 2013 - juntamente com Belo Horizonte, Rio, Brasília e Porto Alegre. “É o reconhecimento da importância histórica e natural de Salvador, e dos esforços desenvolvidos pelo Estado, Prefeitura e todos os demais entes envolvidos na preparação da cidade para a Copa de 2014”, disse. De acordo com o governador, a escolha credencia a capital a pleitear papel mais importante na Copa do Mundo, da qual será uma das subsedes.
Também satisfeito com a escolha, o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, avalia que “a garantia de que teremos o estádio da Fonte Nova em 2013 foi muito importante para que o nome de Salvador constasse na lista. Desde o início, focamos na construção do estádio. Já são três anos de trabalho intenso na consolidação desse projeto”, comenta o secretário.
Ele lembrou, ainda, que a organização e o planejamento integrados entre o Governo do Estado e a concessionária criada pela OAS-Odebrecht para esse fim dão ao projeto a confiança de que o novo estádio estará pronto para receber além da Copa das Confederações, o Mundial de Futebol em 2014, a Copa América em 2015 e os jogos de futebol masculino e feminino das Olimpíadas Rio 2016.
A Arena Fonte Nova será um equipamento multiuso, com capacidade para 50 mil espectadores em três níveis de arquibancadas com assentos cobertos, 70 camarotes, restaurante panorâmico com vista para o estádio e para o Dique do Tororó e cerca de duas mil vagas de estacionamento. Sua estrutura abrigará também sala de imprensa, quiosques, elevadores, sanitários, Museu do Futebol, fun shop e business lounge que funcionam independentemente dos jogos, cobertura de estrutura metálica leve (em membrana de PTFE) e cerca de 2 mil vagas de garagens na parte interna.
Anúncio oficial - O anúncio oficial pela Fifa só vai acontecer no dia 29 de julho, um dia antes do sorteio dos grupos das Eliminatórias da Copa, em evento programado para a Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Atualmente, todos os cinco estádios passam por obras de modernização para a Copa do Mundo de 2014. Entretanto, se algum dos cinco palcos não ficar pronto até a Copa das Confederações, o Comitê Organizador Local (COL) não vai incluir uma nova sede e a competição seria disputada em apenas quatro cidades.