Mandato da Luta acompanha reunio da Cmara Temtica de Aves e Sunos em Cruz das Almas

A partir de junho, em parceria com o Banco do Nordeste e através da UFRB, a Câmara vai promover um curso de capacitação de pequenos produtores, criadores e abatedores

Membros da Câmara Temática de Aves e Suínos, que compõe a Câmara Setorial da Carne, estiveram reunidos com representantes do Governo do Estado na Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cruz das Almas, na manhã desta terça-feira (16), com o objetivo de discutir a situação do segmento e elaborar propostas para o desenvolvimento da atividade.
O Mandato do deputado estadual Zé Neto (PT), que acompanha o desenvolvimento desta cadeia produtiva desde 2007, foi representado na reunião pela assessora Luciana Brito.
Linhas de crédito para os empreendedores do setor, parcerias com foco nos pequenos produtores e agricultores familiares, elaboração de plano de ação até 2012, compuseram o mote da reunião. A idéia é propiciar o apoio financeiro destinado ao financiamento de programas ou projetos que busquem alavancar a produção de aves e suínos, tendo em vista que, a Bahia ainda é um dos maiores importadores de carne de frango, suínos e ovos no país, além de criar oportunidade para o produtor rural poder manter-se no campo.
O cooperativismo e a qualidade no atendimento às demandas por alimentação foram, mais uma vez, enfatizados. Prova disso é liberação de recursos para a construção de mais 10 abatedouros, dentro das normas sanitárias, onde a associação das cooperativas será a administradora das unidades. A concepção do projeto do local para abatimento de animais, desenvolvido pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), foi aprovado pela Câmara e deve ser encaminhado ao Governo do Estado para apreciação nos próximos dias.
Para promover a qualificação técnica ficou definido que, a partir do mês de junho, em parceria com o Banco do Nordeste (BN) e através da UFRB, a Câmara vai promover um curso de capacitação de pequenos produtores, criadores e abatedores.  O curso, que é prático, com estudo em campo e certificação pela Universidade de Viçosa - responsável por confeccionar o material didático - promoverá uma pesquisa extensa que irá desde a alimentação dos animais até seu destino final: a alimentação humana.
Durante a reunião ainda foi votada e aprovada a inclusão do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Associação dos Integrados da Brasil Foods como membros efetivos da Câmara, além de apresentado o projeto de descentralização e aprimoramento do abate de aves na Bahia.
Presentes - além de Luciana Brito, representando o deputado estadual Zé Neto, também estiveram presentes na reunião Almir e Diego Eloy (Associação Baiana dos Pequenos Abatedores de Aves - Abapa), Laura de Freitas (Secretaria Estadual da Agricultura - Seagri), Josiel Costa (BN), Gideon Almeida (presidente da ABAPA), Mauro Silveira (Organização dos Sindicatos das Cooperativas do Recôncavo Baiano), Adriano de Sá (ADAB), André Rocha (Gujão Alimentos).

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323